• Pessoas com deficiência poderão ter aulas gratuitas de direção: saiba como se inscrever

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/06/2021 18:09
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    O Detran vai abrir inscrição para o público PCD no programa Cidadania Sobre Rodas, que oferece aulas gratuitas de direção para a obtenção da CNH. Para se inscrever, o candidato deverá comparecer ao Posto Detran Acessível – PCD (Francisco Bicalho), das 8h às 16h, ou procurar uma das 13 Ciretrans que receberão as inscrições – em Petrópolis, a Ciretran funciona no Hipershopping (Rua Teresa, 1515), na sexta-feira (2).

    A ação faz parte do “dia D” para promover a inclusão das pessoas com deficiência. A ideia é ter um dia destinado ao atendimento prioritário do público PCD.

    Nessa data, as pessoas com deficiência poderão realizar os serviços de identificação civil e habilitação em qualquer unidade do departamento, sem necessidade de agendamento. Os serviços veiculares serão disponibilizados, também sem agendamento prévio, mas somente no posto Detran Acessível – PCD, que fica na Avenida Francisco Bicalho (entrada pela Rua Idalina Senra, 35), em São Cristóvão.

    “O Dia D é um dia muito especial. Além de ser uma data específica para atender com prioridade as pessoas com deficiência, este ano elas poderão ser recebidas num posto totalmente adaptado, com atendimento e mobilidade adequados, onde poderão realizar aulas práticas gratuitas para obtenção da primeira habilitação”, destaca o presidente do Detran, Adolfo Konder.

    Haverá, ainda, o curso Oficina Sob Medida, que ensina noções básicas de mecânica e elétrica dos automóveis. O curso será ministrado na Escola Pública de Trânsito (EPT), que fica na Avenida Mem de Sá, 163, na Lapa, das 9h às 13h.

    “O evento marca o retorno das inscrições do Cidadania Sobre Rodas, principal programa de primeira habilitação, promovido pelo Detran de forma totalmente gratuita. Além disso, os usuários PCDs terão prioridade para a realização dos diversos serviços disponibilizados pelo departamento, bastando apenas comparecer às unidades com a documentação exigida”, explica o presidente da Comissão PCD, Alex Pereira.

    Documentos necessários

    A emissão de identidade será gratuita, assim como os serviços de primeira habilitação e renovação da carteira de motorista. Os atendimentos serão feitos com a apresentação de laudo médico original, emitido nos últimos seis meses, informando o Código Internacional de Doenças (CID) e a descrição da deficiência.

    Os interessados devem verificar no site do Detran (www.detran.rj.gov.br) quais os documentos obrigatórios para fazer cada serviço que desejam. Por exemplo, para tirar a identidade, é necessário apresentar original e cópia da certidão de nascimento ou casamento – dependendo do estado civil do requerente.

    Os candidatos ao curso de direção Cidadania Sobre Rodas precisam levar original e cópia da carteira de identidade, original e cópia do CPF, original e cópia do comprovante de residência ou domicílio no Estado do Rio de Janeiro (conta de água, luz ou telefone) – caso não possa apresentar a referida documentação, o candidato deverá preencher a Declaração de Residência fornecida pelo Detran no ato de abertura do processo administrativo. Também é necessário estar com o laudo médico recente, emitido nos últimos seis meses, contendo o tipo e grau da deficiência, além do código da tabela CID-10.

    As próximas edições do Dia D acontecerão nos dias 24/09 (Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21/09) e 03/12 (Dia Internacional da Pessoa com Deficiência).

    Últimas