Com chegada do primeiro lote de vacinas da Pfizer, a Prefeitura vai iniciar na segunda-feira (24), a vacinação das pessoas com comorbidades acima de 40 anos e os trabalhadores da saúde acima de 30 anos. O cadastro para esse público será aberto no domingo (23). O agendamento deve ser feito pelo site da prefeitura.
“Temos todo um planejamento, com cadastro e acompanhamento rigoroso dos estoques, para que seja possível ampliar as faixas etárias de forma responsável. Com isso, em nenhum momento a vacinação precisou ser suspensa na cidade e conseguimos garantir que as pessoas vacinadas com a primeira dose tivessem a segunda aplicação sem qualquer atraso. A chegada do primeiro lote da vacina Pfizer e uma nova orientação do Estado, informando que o último lote da AstraZeneca (3.010 doses) já recebido deve ser destinado a aplicação de primeira dose, permite que possamos avançar e ampliar as faixas etárias entre pessoas com comorbidade e trabalhadores da Saúde”, explicou o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que a definição de público a ser vacinado segue as determinações do Ministério da Saúde.
Leia também: CoronaVac: 982 pessoas ainda não retornaram para completar o esquema vacinal
O secretário lembra que a vacina Pfizer tem protocolos diferentes dos imunizantes contra a covid-19 que vem sendo utilizados até o momento – CoronaVac e AstraZeneca. A Secretaria de Saúde está fazendo todo planejamento para que as doses sejam aplicadas até sexta-feira (28). As equipes de vacinação também estão sendo orientadas em relação ao manuseio e aplicação desta nova vacina.
“É importante que as pessoas saibam que o protocolo desta vacina é diferente não apenas em relação ao armazenamento em baixas temperaturas, mas também quanto ao preparo para a aplicação. A Pfizer deve ser diluída em soro fisiológico e a dose deve ser de 0,3ml – não 0,5ml como no caso da CoronaVac e AstraZeneca. As equipes de vacinação já foram orientadas e as pessoas precisam saber destes detalhes e das diferenças entre as vacinas”, frisou o Secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho. O intervalo entre a aplicação da primeira e segunda dose da Pfizer/BioNTech é de 12 semanas – três meses, assim como a AstraZeneca.
Leia também: Gestantes vacinadas com a AstraZeneca devem tomar segunda dose apenas após o puerpério
Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.
Confira quem pode se cadastrar para tomar a vacina contra a covid-19:
- Pessoas com comorbidades (listadas no Plano Nacional de Imunização) maiores de 40 anos.
- Trabalhadores da Saúde a partir de 30 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Pacientes renais crônicos em diálise maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 40 anos.
- Idosos com mais de 60 anos
- Gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades