Pesquisadores sequenciam 19 genomas do Covid-19 no LNCC
Em 48 horas, uma equipe de pesquisadores do LNCC, UFMG e UFRJ fez o sequenciamento de 19 genomas do Covid-19. O sequenciamento foi feito em tempo recorde, no último fim de semana, no Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), no Quitandinha. A descoberta vai facilitar o mapeamento do vírus no país. Segundo a pesquisadora e coordenadora do Laboratório de informática do LNCC, Ana Tereza Vasconcelos, a descoberta confirma a transmissão local do Covid-19, e reforça a necessidade do isolamento social para evitar sua disseminação.
Os genomas são de pacientes testados positivamente dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo, o que amplia a cobertura nacional da vigilância genômica viral. Segundo a pesquisadora, o sequenciamento mostrou que já existe uma população de vírus com características brasileiras, e que estão sendo transmitidos de forma comunitária. “Por isso pudemos observar que a melhor atitude é reforçar a necessidade do isolamento social pela amostragem do que vem acontecendo no Brasil”, disse Ana Teresa. Além da testagem como medida preventiva de transmissão.
A pesquisa mostra que o vírus foi introduzido no Brasil oriundo de países europeus, além de casos importados da China, em menor número. A iniciativa é em parceria com pesquisadores da USP (CADDE) e da universidade de Oxford na Inglaterra, além de alunos de pós-graduação de todo o país. As amostras foram coletadas de pacientes atendidos pela UFRJ e laboratórios Hermes Pardini e Símile de Belo Horizonte.
A pesquisadora explica que esse detalhamento é fundamental para compor o banco de dados sobre o vírus para contribuir nas pesquisas de desenvolvimento da vacina. Para que seja feita uma vacina que possa ser aplicada universalmente.
Leia também: Governador do Rio vai decretar mais 15 dias de medidas restritivas