• Pesquisadores do LNCC, de Petrópolis, na lista dos cientistas mais influentes do mundo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/10/2023 04:24

    Os pesquisadores Carlos Emanuel de Souza e Marcelo Dutra Fragoso do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), âncora do pólo de tecnologia de Petrópolis, estão na lista dos cientistas mais influentes do mundo.  O Brasil tem 1.294 pesquisadores neste ranking. A lista é elaborada anualmente pelo professor John P. A. Ioannidis com pesquisadores da Universidade Stanford, nos Estados Unidos, e classifica os cientistas em suas respectivas áreas de atuação. A quinta edição da “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” foi publicada recentemente pela Elsevier, a maior editora científica do mundo. No ranking global, o país ocupa a posição 25ª dos cientistas mais influentes do mundo.

    Carlos Emanuel de Souza e Marcelo Dutra Fragoso, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), de Petrópolis, na lista dos cientistas mais influentes do mundo.

    Valorização

    A gente fala nisso porque o LNCC tem o mais potente supercomputador da América Latina, o Santos Dumont, além de ser um centro de excelência em computação científica e a cidade não o reverencia como deveria. Pesquisadores do LNCC, usando o supercomputador (em parceria com pesquisadores da UFMG e UFRJ) levaram apenas 48 horas para mapear 19 genomas da Covid-19. Com os genomas, foi possível fabricar as vacinas contra a infecção. O supercomputador vai ser atualizado passando de 5,1 para 23 pentaflóps  colocando o Santos Dumont novamente entre os 500 supercomputadores mais rápidos do mundo.

    Novo presidente

    O ex-prefeito Bernardo Rossi, hoje secretário estadual de Governo, é o novo presidente local do Solidariedade, partido que tem como capitão estadual o deputado federal Áureo Ribeiro. E a eleição para prefeito passa pelo partido, se não for lançando um cabeça de chapa pelo menos o vice.

    Taí a foto que não nos deixar mentir. E a gente fica pensando: será que é algum fã do vereador que fez essa homenagem? Ou é o próprio que colou no carro para se anunciar chegando nos locais? Ou seria tipo uma fixação do nome com vistas a 2024? E sendo Hingo Hammes pré-candidato a prefeito anunciado, não seria uma campanha extemporânea?

    Eterno problema

    Hingo Hammes, virtual candidato a prefeito ano que vem, pensa muito na escolha do vice e tá aperreado com a questão, principalmente, quando os nome sugeridos são de colegas da Câmara de Vereadores. O temor não é político, mas a traição. Porque ela vem…

    Novo diretor técnico

    E ontem, pelas redes sociais, o ex-policial rodoviário Elias Montes foi apresentado oficialmente pelo prefeito Bomtempo como diretor técnico da CPTrans. Mas, a fala foi bem modesta: ‘prometo muito trabalho, muita entrega para você, cidadão. Você merece o melhor”. Mas, não tocou em nenhum assunto objetivamente sobre essa ‘entrega’. Será que a entrega vai ser de 100% da frota de ônibus nas ruas, veículos novos e horários sendo cumpridos?

    Só pra saber

    E já tem quase dois meses que o presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, fez uma solenidade para entregar uniformes aos agentes de trânsito. Desde então, teve alguma coisa relevante na empresa feita em prol dos usuários?

    Aqui é diferente

    Falando em ônibus, o  Supremo Tribunal Federal  decidiu que deve ser oferecido  transporte coletivo gratuito nos dias de eleições. Em Petrópolis rolou ano passado como forma de reduzir a abstenção, mas mesmo assim foi alta: 58.471 eleitores aptos na cidade deixaram de votar. Agora, oferecer transporte gratuito com um sistema como o nosso…E ano passado ainda foi no esquema de sábado, com 75% da frota nas ruas, mas depois a prefeitura disse que interveio e que as empresas circularam com 100%. Mas a gente pensa que 100% não são mais 100% em Petrópolis tendo em vista os ônibus suprimidos desde a pandemia, os que não retornaram depois do incêndio e o que estão na linhas e que quebra toda hora.  O ‘nosso 100%’ é diferente do restante do mundo e deve ficar em torno de 70%.

    Contagem

    E Petrópolis está há 166 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Tá passando aperto

    Moradores de Pedro do Rio arrumaram um jeito bem humorado de cobrar o vereador do bairro pela retirada de uma pedra que ameaça casas na Rua Laurinda Lopes de Medeiros. Em to-das as postagens quem que se menciona o distrito eles comentam e perguntam: “e a pedra, Junior Paixão?”. Viralizou e até mesmo quem nem sabe do que se trata repete a frase de efeito. Tá passando vexame.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas