• Pesquisa sobre o perfil do ciclista começa nesta segunda-feira em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/08/2021 11:29
    Por Janaina do Carmo

    Andar de bicicleta deixou de ser algo apenas para diversão nos fins de semana. A cada dia o esporte ganha mais adeptos e a bicicleta está conquistando mais espaço nas ruas movimentadas. Uma pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizada junto às 40 empresas associadas, aponta que houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas em 2020. Em Petrópolis o cenário não é diferente e é cada vez mais comum encontrarmos pelas ruas alguém se locomovendo de bike.

    Pensando nesse mercado em expansão, pela primeira vez Petrópolis participa de uma pesquisa nacional sobre o perfil do ciclista brasileiro 2021. O levantamento começa nessa segunda-feira (16) e segue até o dia 16 de setembro em vários pontos da cidade. O objetivo é conhecer mais sobre quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana.

    “Com base em informações como: quais são as pessoas que utilizam a bicicleta na cidade; como elas se deslocam; quantas vezes na semana fazem esse deslocamento; qual o trajeto, nós geramos subsídios para os gestores públicos, engenheiros de tráfego e urbanistas pensarem soluções para tornar esse modal de transporte mais viável”, disse Isabela Guedes, presidente da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe).

    A pesquisa está sendo coordenada pela Acipe, que no mês passado promoveu um cadastramento de voluntários para o desenvolvimento do estudo. Cerca de 25 pessoas se cadastraram e estarão nos próximos 30 dias fazendo a pesquisa em 13 pontos da cidade: Duas Pontes, Rua Paulino Afonso (Hospital Santa Tereza), Avenida Barão do Rio Branco, Praça Dom Pedro, Praça de Cascatinha, Terminal de Corrêas, Ponte de Corrêas, Estrada União e Indústria (APA Petrópolis), Bonsucesso (Trevo e perto de um supermercado), Ponte de Pedro do Rio, Secretário e na Rotatória da Posse.

    “Também teremos pesquisadores itinerantes. É importante que os ciclistas fiquem atentos e parem um pouquinho para participar. Vamos também tentar divulgar nas nossas redes sociais a cada semana os horários fixos de pesquisa nos diferentes locais”, disse a presidente da Acipe. “Nossa meta é entrevistar 654 ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte pelo menos uma vez na semana. Os dados precisam ser coletados em diferentes pontos da cidade, especialmente em vias que interligam bairros, como a Avenida Barão do Rio Branco ou a Rua Coronel Veiga, por exemplo. E a coleta deve ser realizada todos os dias, incluindo finais de semana e feriados, justamente para ter como alvo os ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte”, ressaltou Isabela.

    A pesquisa acontece em todo o país é realizada pelas organizações Transporte Ativo, LabMob e Observatório das Metrópoles. Em Petrópolis servirá também, para fundamentar (como base de dados) a confecção do Plano Diretor Cicloviário (PDC), que está em fase preliminar de elaboração dentro da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária, que ocorre na Câmara Municipal de Vereadores desde o início do ano passado.

    “O planejamento da cidade, das rotas e da infraestrutura necessária para estimular o uso da bicicleta parte do levantamento de dados. Um bom plano cicloviário servirá de base para pensar as políticas públicas não apenas de um governo, mas das gestões futuras. Ele é um documento que deve ser seguido no planejamento viário, assim como o Plano de Mobilidade Urbana”, destaca a arquiteta e Urbanista Alline Serpa, do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acipe.

    O levantamento também conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), da secretaria de Esportes e da Câmara Municipal de Vereadores.

    Últimas