• Pesquisa revela que gatos gostam mais de humanos do que de comida

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/04/2018 16:25

    “Eu prefiro os cães porque são mais brincalhões, os gatos são muito metidos e desconfiados”, essa é uma entre tantas outras frases que os donos de gatos, provavelmente, já ouviram pelo menos alguma vez. Diferente do que muita gente pensa, os gatos também fazem parte do grupo dos melhores amigos do homem. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oregon, nos Estados Unidos, revelou que os gatos não só gostam dos humanos, como gostam mais de humanos do que de comida. 

    Os pesquisadores pegaram 50 felinos – domésticos e vindos de abrigos de adoção – e os isolaram por algumas horas. Depois disso, os animais foram colocados em uma sala dividida em quatro quadrantes, cada um com uma coisa para chamar sua atenção. Em um canto havia um brinquedo, em outra um lenço com cheiro do que ele gosta, em um terceiro havia comida, e, em outro canto, uma pessoa sentada. O resultado da pesquisa mostrou que em 50% dos casos os felinos preferiram se aproximar da pessoa, enquanto só 37% dos animais preferiram o alimento. 

    Segundo a pesquisa, é comum acreditar que os gatos não são especialmente sociáveis ou treináveis. Essa desconexão pode ser devida, em parte, à falta de conhecimento sobre os estímulos que os gatos preferem e, por isso, devem ser mais motivados a trabalhá-los. 

    O objetivo da pesquisa é ajudar a entender o animal, e a que estímulos ele responde melhor. A crença de que somente o cão é sociável pode estar associada aos estímulos que ele recebe diariamente pelo dono. E apesar da forte personalidade, os gatos são amáveis e carinhosos e excelentes companheiros. 

    Últimas