• Pesquisa online da UFRJ investiga impactos da pandemia na saúde mental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/07/2020 09:54

    Pesquisadores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS/UFRJ) estão investigando os efeitos da pandemia de Covid-19 na saúde mental de dois grupos: profissionais da saúde que estão na linha de frente de luta contra a doença e mulheres mães ou gestantes. A expectativa é de que o estudo, que tem abrangência nacional, permita mapear como o prolongamento da pandemia se reflete na saúde mental dos participantes, além de nortear políticas públicas para o acolhimento desses dois públicos.

    De acordo com a coordenadora da pesquisa, a doutora em saúde mental Bruna Velasques, o plano inicial era replicar, no Brasil, um estudo semelhante desenvolvido por chineses e que foi publicado em abril no Jornal da Associação Médica Americana. “Esse foi o primeiro artigo com que me deparei que investigava a saúde mental em profissionais de saúde por conta da pandemia. A ideia era ampliar o estudo para a população brasileira, então entrei em contato com os pesquisadores e eles me mandaram o material utilizado”, esclareceu a pesquisadora.

    “A diferença é que incluí mães e gestantes”, ela acrescenta, “ao perceber como a pandemia afetava a minha própria realidade e de tantas outras mulheres que, de uma hora para a outra, estavam sem o suporte das escolas, das creches, estavam desempregadas ou tinham que sair para trabalhar porque atuam em algum serviço essencial”.

    A pesquisadora argumenta que compreender os aspectos relacionados à saúde mental durante o isolamento e quais são os fatores que a influenciam pode contribuir para orientar políticas públicas voltadas a esses dois grupos. “Precisamos entender o problema para pensar em como acolher essas populações, que vão ter consequências na sua saúde mental por conta desse período, que está muito estendido”, explica.

    Profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 e mulheres mães ou gestantes de todo o país podem contribuir. A participação é voluntária é pode ser feita pela internet, até o dia 24 de julho, por meio do preenchimento de um formulário com informações demográficas e questões associadas a ansiedade, estresse e depressão. Profissionais de saúde podem participar através deste link e mães e gestantes, deste link.

    Últimas