• Pesquisa mostra que eleitor confia mais nas promessas do que no serviço realizado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/09/2023 03:07

    O Instituto Ibespe acabou de fazer uma pesquisa ouvindo 1.080 pessoas no país para traçar o modelo comportamental do voto. E o levantamento mostrou que prometer ainda é melhor do que realizar. De acordo com os dados coletados, 65% dos entrevistados querem saber é das promessas em detrimento do que foi realizado pelo candidato. Só 20% olham para o que o candidato tem de legado. Na pesquisa 7% nem sabem o que opinar a respeito; 5% têm escolhas ‘racionais’ e 3% votos ideológicos. Tá explicado porque temos essa qualidade de políticos.

    Painel Djanira

    E continua a saga, de mais de duas décadas, para a restauração do painel de Djanira, que ficava no Liceu Municipal. Em 2021, foi licitada uma empresa para o restauro, mas ela desistiu do trabalho. Em setembro de 2022, a prefeitura anunciou que faria nova concorrência, mas ela só foi realizada em junho deste ano. Eis que nesta nova tentativa quatro empresas participaram. Mas, no dia 20 de junho, última movimentação no Portal da Transparência, a subcomissão técnica ficou de avaliar as empresas. A reunião para exibir a avaliação foi realizada agora, dia 31, quase dois meses depois.

    Como é isso?

    Mas, teve reviravolta no caso. Eis que na reunião, duas das empresas participantes estavam lá e coisa e tal e acompanharam o que a subcomissão técnica avaliou das propostas e… surpresa! A planilha com a pontuação dos concorrentes deu notas a uma empresa que nem estava participando da licitação. Mas, como assim? As concorrentes anunciaram que vão ingressar com recurso. Se bobear, mela todo o processo.

    Painel Djanira, quando ainda estava no Liceu Municipal. Valiosa obra aguarda restauração há duas décadas.

    Caro acervo

    O painel, com 12,75 metros de comprimento e 3,50 metros de altura, uma das peças mais importantes já produzidas pela artista ficava no Liceu Municipal. Foi tirado de lá em 2018, na gestão Rossi, que anunciou o restauro. Porém, foi levado para o Centro de Cultura e está lá em uma sala, até hoje. Dizem que no segundo andar. E tomara que seja porque se estava no térreo a enchente levou. Mas tá demorando tanto para a recuperação que daqui a pouco vai precisar de um arqueólogo para fazer uma escavação.

    Praça da Águia

    E já que lembramos do painel de Djanira, vale dar um toque sobre a restauração da águia da Praça. Desde que a gente publicou aqui uma foto da obra já em um estágio avançado nunca mais teve uma movimentação ali. Continua só tudo cercadinho.  Será que já acabou?

    Contagem

    E Petrópolis está há 117 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Vale ouro

    E vocês acompanharam aqui no final de semana sobre as candidaturas de Hingo Hammes (União Brasil) e Hugo Leal (PSD) a prefeito em 2024. E vai pesar o apoio do governador Cláudio Castro a um dos dois – ou a um terceiro, se houver. Castro, na sua reeleição, teve aqui 105.011 votos, que correspondem a 67,36% dos votos válidos. Por isso, a discussão sobre quem Castro apoia é importante.

    Mas, desvaloriza

    Porém, vale a pena um toque a ambos: o ungido precisa dar uma dica a Castro para que o governo do Estado acelere obras que ainda não saíram do papel. Importante que as intervenções, que são uma respostas às chuvas de 2022, comecem antes do ano eleitoral. O ideal é que fossem concluídas antes, mas agora já nem dá mais tempo.

    E o Centro Excursionista Petropolitano, um dos mais antigos do país, realizou mais uma edição do seu “batismo de escalada”, um momento importante para os iniciantes quando são ensinadas as técnicas básicas de segurança, como o uso de equipamentos, nós e procedimentos de comunicação entre o escalador e o segurador. Para saber as próximas edições é só mandar uma mensagem pelo Instagram do CEP.

    Sério?

    Então, quer dizer que teve uma solenidade na CPTrans para entregar uniformes aos agentes de trânsito? Solenidade? E quantos agentes são? Porque na última contagem eram apenas 11 para toda a cidade e pela foto que distribuíram à imprensa parece que são 10 agora.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas