• Pesquisa do Sebrae aponta que 72% das pequenas empresas no Rio tiveram aumento nas despesas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Pesquisa do Sebrae ouviu 515 empreendedores do Rio de Janeiro

    10/jun 15:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Falta de clientes e aumento de custos são as maiores dificuldades dos empreendedores do Rio de Janeiro no momento. Nos últimos 30 dias, 72% das pequenas empresas tiveram acréscimo em suas despesas, como insumos, mercadorias, combustíveis, aluguel e energia. Por conta desses aumentos, 43% dos empreendedores repassaram os custos de forma parcial ou total aos seus consumidores. Já 55% das empresas não fizeram o repasse. Isso é o que mostra uma pesquisa feita pelo Sebrae com 515 donos de pequenos negócios.

    “O empreendedor precisa encontrar formas de equilibrar a sua empresa. Uma das melhores formas de proteger e garantir a sustentabilidade é desenvolver um plano de negócios. Assim, o empresário fará um raio-X da sua empresa, observando o mercado e avaliando os pontos fortes, fracos e oportunidades”, explica Leandro Marinho, gerente de Atendimento do Sebrae Rio.

    Em um ano, 44% dos donos de pequenos negócios afirmam que seu faturamento diminuiu ao longo de 12 meses. Enquanto 28% permaneceram com os mesmos rendimentos e somente 21% conseguiram faturar mais.

    Últimas