• Pesquisa do Perfil do Ciclista já ouviu quase 400 pessoas em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/09/2021 12:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O levantamento do perfil do ciclista de Petrópolis, que faz parte da campanha nacional, ouviu, no mês de agosto, quase 400 pessoas. Em 18 dias, as dezenas de voluntários do projeto, que na cidade é coordenado pela Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe), entrevistaram os usuários da bicicleta em diversos pontos da cidade, como no Centro Histórico e regiões como Quitandinha e Bingen, além dos distritos de Cascatinha, Itaipava e Pedro do Rio. O levantamento, que segue até o dia 16 de setembro, servirá de base para a criação do Plano Diretor Cicloviário de Petrópolis.

    Entre as pessoas ouvidas durante a campanha, está a Glaucia Moreira, proprietária de uma loja online. Aos 36 anos, ela voltou a pedalar em janeiro do ano passado e encontrou na bicicleta uma forma de lidar com o Lúpus, doença autoimune que não tem cura, mas tem tratamento. “Desde o começo do tratamento, o médico me falou que tinha que fazer atividade física e que era parte do tratamento. Comprei uma bicicleta bem simples, meu irmão me chamou um dia para ir até a Barão (do Rio Branco), pedalando, e peguei o gosto. Comecei a andar sozinha na rua e ir para o trabalho. Faço entregas de produtos da loja online que tenho. Sempre gostei de andar de bicicleta e hoje procuro incluí-la o máximo que posso no meu dia a dia, me faz muito bem”, conta.

    No questionário, os voluntários ouviram ainda histórias como a do André Paiva, estudante de arquitetura e membro do Núcleo de Urbanismo da Acipe, que descobriu que a bicicleta poderia ser a alternativa para encaixar uma rotina diária de exercícios na vida corrida. “Comecei a pedalar em Petrópolis numa fase onde cada minuto do meu dia foi ocupado pelos estudos do curso de Arquitetura e Urbanismo. O único momento possível para me exercitar se tornou o trajeto de casa para faculdade”, conta o estudante que, de cima do selim percebeu o aumento de ciclistas na cidade. “Também passei a notar que o número de motoristas que respeitam a bicicleta, enquanto o veículo que ela é, está cada vez maior, ainda que haja exceções”.

    E o futuro arquiteto e urbanista passou a ver a partir da bicicleta os desafios que a cidade enfrenta. “Temos engarrafamentos dignos de um município com a proporção de automóveis por habitante altíssima, 17,8% maior que a média nacional e 46,5% maior do que a estadual, segundo último relatório da CPTrans. Tornar a cidade realmente convidativa para a adoção da bicicleta, ante os modais motorizados, significa aumentar nosso tempo livre, melhorar nossa saúde pelo exercício, pelo ar mais limpo e pela segurança sanitária. Significa reduzir as despesas com transporte, aliviar o orçamento familiar”, pontua.

    E o que os voluntários que fazem a pesquisa têm percebido é que a mudança no estilo de vida e a adoção da bicicleta como meio de transporte vem se tornando cada vez mais comum na cidade. O ciclismo deixou de ser apenas um hobby e vem conquistando cada vez mais adeptos em Petrópolis. Uma mudança acentuada pela pandemia da covid-19. Dados da Aliança Bike, associação que reúne 3/4 dos fabricantes, montadores e importadores de bicicletas no Brasil, a venda de bicicletas em 2020 teve um aumento de 50% em relação ao ano anterior. A explosão de vendas no último ano continua em 2021 aquecendo ainda mais o mercado. “A bicicleta, além de ser um transporte mais sustentável, traz outros benefícios para quem utiliza no seu dia a dia. Seja na parte física, pois necessita do seu esforço para usá-la, ou na parte econômica devido aos aumentos constantes dos combustíveis”, diz Isabella Guedes, presidente da Acipe.

    A pesquisa vem sendo aplicada presencialmente, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária (distanciamento, uso de máscara e higienização com álcool em gel) e a meta é entrevistar 654 ciclistas. O levantamento conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica – CPGE e da secretaria de Esportes, além da Câmara Municipal de Vereadores. Mais informações também podem ser obtidas pelo e-mail acipe.br@gmail.com ou pelo telefone (24) 98837-2638.

    Últimas