Pesquisa de preços aponta variação de até 300% no material escolar
A corrida para comprar o material escolar dos filhos para o ano letivo já começou em Petrópolis, e com isso a preocupação para comprar tudo pelo menor preço possível. A fim de verificar como as papelarias do Centro Histórico se comportarão neste período de grande demanda, a Tribuna apurou os preços médios dos materiais escolares básicos em cinco estabelecimentos comerciais da cidade.
As papelarias Obelisco, Semadri e Caçula – todas localizadas na Rua do Imperador -, a papelaria Arte no Papel, na Travessa Prudente Aguiar, e a Sopro Divino, na Rua 7 de Abril, foram ouvidas ao longo desta semana, e todas buscam oferecer referências de valores aos consumidores, por meio dos preços médios obtidos na amostra. O preço médio de todos os estabelecimentos mantém certa coerência e similaridade. Entretanto, alguns produtos possuem grande discrepância entre os valores. Uma das variações mais significativas foi no valor do caderno espiral de uma matéria, que vai de R$5,50 até R$ 22,00, uma diferença de mais de 300% de acordo com a marca do produto.
O consumidor deve estar sempre atento a aspectos como usabilidade, deterioração e tempo de vida útil do material, para que depois não saia no prejuízo. Também deve ser lembrado que, segundo o Procon, as escolas não podem exigir, na lista de materiais produtos para uso coletivo, de higiene ou para fins administrativos, tais como papel higiênico, descartáveis, giz e canetas para quadro, apagadores e etc.