• Pesquisa da CDL aponta que gasto médio na Páscoa é de R$ 247

  • 12/abr 11:18
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação

    A Páscoa, que neste ano será celebrada em 20 de abril, promete aquecer o comércio varejista de Petrópolis com uma oferta diversificada de produtos e serviços. Em meio a um feriado prolongado – que vai da Sexta-feira Santa (18) até o Dia de São Jorge (23) – a expectativa dos lojistas é positiva, tanto pela circulação de turistas quanto, principalmente, pela busca crescente por presentes criativos, personalizados e experiências gastronômicas.

    A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis divulgou, nessa sexta-feira (11), uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas que aponta que a data deve levar 102,6 milhões de consumidores às compras. Os consumidores pretendem gastar, em média, R$247 com as compras de Páscoa, adquirindo em média 5 produtos.

    “O comércio de Petrópolis é conhecido por sua variedade. Temos desde grandes redes até lojas de rua especializadas, com produtos que muitas vezes não se encontram nas capitais. Isso é um diferencial que valoriza o consumo local e favorece tanto moradores quanto visitantes”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da CDL.

    De acordo com a pesquisa, os ovos de chocolate industrializados (55%) serão os principais itens procurados pelos consumidores, seguidos pelos bombons industrializados (41%), ovos de Páscoa caseiros/artesanais (37%), bombons e barras de chocolate caseiros/artesanais (33%) e barras de chocolate industrializadas (28%). Entre os que pretendem comprar ovos industrializados, 58% irão comprar itens direcionados para crianças e para adultos, 27% somente para adultos e 13% somente para crianças.

    Muito além dos tradicionais ovos de chocolate, os lojistas apostam na diversidade para conquistar os consumidores. Cafeterias e docerias da cidade têm investido em produção própria de trufas, bombons e barras artesanais, enquanto lojas de acessórios, moda e papelaria oferecem opções de presentes para todas as idades e bolsos – de pelúcias e kits criativos a peças de vestuário com temática especial.

    “Temos importadoras, lojas de especiarias e empreendimentos com produtos exclusivos, que reforçam a identidade do nosso comércio e oferecem ao consumidor uma experiência diferenciada de compra. Isso tem um valor enorme, especialmente em datas como a Páscoa, que são marcadas pelo afeto”, destaca Mohammad.

    Além dos presentes, o setor de alimentos e bebidas também se movimenta com força. Restaurantes, padarias e empórios locais preparam menus especiais para o tradicional almoço de Páscoa, com pratos à base de peixes, massas, vinhos e sobremesas típicas.

    Promoções, embalagens temáticas e facilidades de pagamento completam as estratégias para atrair o público. “A Páscoa é uma oportunidade não apenas de vender, mas de encantar. E é isso que os lojistas de Petrópolis estão preparados para fazer: surpreender com criatividade, bom gosto e variedade”, analisa o presidente da CDL Petrópolis.

    Leia outras notícias sobre Petrópolis e região:

    Últimas