• Personalidades do segmento cervejeiro em Petrópolis são homenageados na abertura do Biergarten

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2022 16:41
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Espaço Biergarten da Bauernfest 2022 foi aberto na tarde desta quinta-feira (11), com a entrega do Prêmio Werner Mötz e de “Menções Honrosas”, honrarias conferidas às pessoas que se destacarem pelo empenho em favor do segmento cervejeiro, de modo especial, às microcervejarias que atuam na cidade. A primeira edição do Prêmio Werner Mötz foi entregue ao casal Dom Francisco Orleans e Bragança e Rita de Cassia Pires, pioneiros na criação de microcervejarias em Petrópolis (Cidade Imperial) e que “abriram portas” para muitos cervejeiros que hoje estão atuando no setor. 

    “Fico muito honrada em receber este prêmio hoje. Foram muitos desafios, muitos tropeços, até a implantação da nossa cervejaria. Por ser mulher, num chão de fábrica, um local muito masculino, meu desafio foi ainda maior porque ainda não existiam mulheres no setor cervejeiro de nossa cidade naquela época. Hoje, vendo todas as nossas cervejarias em eventos, criando seus bares, crescendo no setor do país, criando rotas turísticas, para nós é um motivo de muito orgulho. Eu e Francisco estamos realmente emocionados com esta homenagem. O nosso muito obrigada a todos”, declarou Rita de Cassia Pires. 

    As homenagens criadas pela Associação de Microcervejarias de Petrópolis (AMP) emocionaram o público e os próprios cervejeiros, que nos últimos dois anos de pandemia enfrentaram diversos problemas econômicos e sofreram perdas de amigos do setor. 

    De acordo com Leandro Leal, presidente da AMP, o prêmio é uma forma de agradecimento a todas as pessoas que já colaboraram ou que virão a colaborar com o setor produtivo cervejeiro em Petrópolis. “São muitos anos de trabalho e luta diária para o crescimento do setor em nossa cidade. Muitas pessoas já participaram deste processo e outras certamente vão surgir. O Prêmio Werner Mötz e a nossa Menção é uma forma de agradecermos pela parceria e apoio às nossas cervejarias e de deixarmos registrado na história da cidade o trabalho e a dedicação destas pessoas”, declarou.

    Foram homenageados com as Menções Honrosas o empresário Rafael Plantz, o mestre-cervejeiro Rafael Farinha Neto (falecido em 2020), o presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, a Feira Deguste; o Coliseu Cervejas Especiais e a Styllos sonorização. 

    A secretária de Turismo, Silvia Guedon, representou o prefeito Rubens Bomtempo no evento. Também participaram da solenidade o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, a presidente do Instituto Municipal de Cultura, Diana Iliescu, e Fernanda Ferreira, assessora parlamentar, representando o presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes. 

    Além deles, diversas autoridades, empresários e colaboradores do setor cervejeiro marcaram presença na abertura do evento, como a presidente do Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis (AGFAP), Ísis Jader, e Bruno Maia, do setor de bebidas da rede Armazém do Grão, empresa parceira do Espaço Biergarten, e que está realizando a troca de alimentos adquiridos nas lojas pelos copos oficiais do evento. De acordo com a organização do Biergarten, todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Projeto Aloha, que auxilia famílias carentes em Petrópolis. 

    O Biergarten está montado na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), em frente à Câmara Municipal e ao Museu Imperial, no Centro da cidade, e conta com dois pavilhões especiais, dois palcos, mesas de madeira e bancos para unir o público confortavelmente, e os cervejeiros prometem surpreender com estandes, área de alimentação e atrações bem diferenciadas.

    Últimas