• Peró irá hastear a nova bandeira azul no dia 7 de dezembro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/11/2023 08:57
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Bandeira Azul da Praia do Peró, em Cabo Frio, será hasteada pelo sexto ano consecutivo no dia 7 de dezembro, às 9h. O anúncio foi feito pela coordenadora do projeto, Luísa Rieth, durante a reunião ordinária do Conselho Gestor da Bandeira Azul do Peró, praia pioneira no interior fluminense a conquistar o selo internacional de qualidade ambiental. Luísa Rieth também apresentou um resumo das últimas ações e os planos para maior envolvimento das escolas do Peró nos programas ambientais do Bandeira Azul.

    A reunião do Conselho Gestor ocorreu após a visita surpresa da coordenadora nacional do projeto Bandeira Azul, Leana Bernardi. A inspeção de rotina é feita todos os anos para que as praias e marinas certificadas sigam os requisitos necessários para a manutenção do selo no ano seguinte. Os principais são a qualidade da água, segurança, salvamento no mar, áreas de escape, programas de educação ambiental e envolvimento da comunidade local nos projetos de preservação.

    As observações feitas pela coordenadora foram apresentadas na reunião do Conselho Gestor e encaminhadas aos diversos setores da Prefeitura, que é a gestora do projeto. Entre elas estão melhorias na proteção dos pomares de ipomeas (plantas fixadoras de areia) e melhoria nos acessos ao mar para pessoas com algum tipo de deficiência.

    Fiscalização

    Durante a reunião, integrantes do Conselho Gestor, Guardas Marítimos e representantes da comunidade pediram melhorias no esquema de fiscalização da orla do Peró, em especial, no trecho certificado. Relataram constantes invasões de carros na orla, onde só é permitido veículos de socorro, carga e descarga, pedestres e ciclistas – por falta de vigilância na corrente que controla a entrada.

    Reclamaram também da falta de ações ambientais e repressivas para banhistas que alimentam gaivotas e da proliferação do aluguel de mesas e cadeiras em áreas destinadas ao público na areia (entre o espaço destinado às mesas dos quiosques).

    Segundo moradores, há venda de quentinhas e outros alimentos perecíveis na areia por falta de fiscalização dos setores responsáveis.

    Além dos integrantes do Conselho Gestor, participaram do encontro representantes da comunidade do Peró, Guarda Marítima, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, de Obras e de Educação. A Guarda Municipal de Cabo Frio, responsável pela segurança da orla juntamente com a PM, não mandou representante.

    Pontal do Peró

    Representantes do Grupo Gestor também participaram de reunião no Pontal do Peró e na Praia do Foguete, que são candidatas a Bandeira Azul e já podem ter projetos pilotos na próxima temporada.

    “A reunião foi muito produtiva. Discutimos a questão guarda-vidas, construção de banheiros e infraestrutura como um todo no Pontal do Peró, tendo o projeto elaborado de acordo com as técnicas de proteção à natureza elaborados pela arquiteta Anne Apicello”, disse a ambientalista Marta Rocha, dos Amigos do Peró.

    Últimas