• Pequenas medidas podem salvar vidas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/02/2021 15:09
    Por Elias Montes

    A administração pública permeia áreas importantes para a qualidade de vida dos cidadãos, mas sem sombra de dúvidas a saúde é a mais importante, sem desmerecer outros setores de indiscutível relevância. No entanto, esse serviço tão importante, que já foi pago pelos nossos impostos, tem deixado mais do que a desejar. Tem ceifado vidas.

    Vamos aos fatos: de um lado vemos o povo sofrido acordando de madrugada e enfrentando filas intermináveis para uma consulta. E na hora dos exames e internações a coisa fica um pouco pior, encontramos imóveis deteriorados, equipamentos defeituosos e obsoletos, falta de insumos para a realização dos exames, e por aí vai.

    Esse ambiente insalubre vulnerabiliza ainda mais o paciente e deprime o profissional da saúde que sabe a importância de seu trabalho, mas está atado. Detém o conhecimento para atender, porém não tem a estrutura necessária para fazê-lo. Frustrante para o profissional e desumano com o paciente que por muitas vezes tem como destino a procrastinação do tratamento e não muito raro a sentença capital. Daí a primazia dessa área. Ela cuida de nossas vidas! Das vidas de nossos entes mais amados.

    Mas tem solução? Eu digo que sim. O orçamento com a saúde gira na casa dos trezentos milhões de reais por ano. É fácil encontrarmos no portal da transparência – que nos últimos anos está tão transparente que beira a invisibilidade. O valor monetário existe, o fato é que se não temos uma gestão séria e transparente para nossa saúde, dificilmente esta área irá conseguir tratar a população com a devida dignidade. Em pleno século XXI, onde tudo é digital, ainda não temos a informatização eficaz na administração da saúde pública, para facilitar diagnósticos, marcação de consultas, e atendimento à população, é de se indignar.

    Contudo, não nos cabe a lamentação se queremos a transformação necessária. Cabe-nos a justa indignação e nossa união como sociedade organizada para cobrar de nossos dirigentes as responsabilidades negligenciadas. Reafirmo: “Todo poder emana do povo!”. Que Deus nos abençoe e proteja!

    Últimas