Pepê Gonçalves comete falta na primeira corrida, mas avança no caiaque cross
Pepê Gonçalves cometeu uma falta na largada de sua primeira corrida no caiaque cross neste sábado, foi penalizado, mas ficou em segundo lugar e avançou às eliminatórias que acontecem neste domingo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
O Brasil entrou com protesto contra a punição. “É complicado, já vi dois fazendo o que igual eu fiz na largada, mexendo o remo. Não interfere em nada”, afirmou o canoísta. “É importante mostrar que a gente está atento para protestar. Agora não mudou nada, mas numa decisão pode mudar.”
O chinês Xin Quan venceu a corrida, e Amir Rezanejad Amir, da equipe dos refugiados, teve 3 penalidades. “A bateria estava relativamente fácil graças a prova que fiz ontem”, afirmou o brasileiro, que conseguiu o segundo tempo no contrarrelógio na sexta-feira.
O caiaque cross faz sua estreia no programa olímpico em Paris-2024 e coloca canoístas descendo ao mesmo tempo. “Você tem que ter uma estratégia, mas estar a todo momento disposto para mudar. A prova pode mudar de uma hora para outra”, afirmou Pepê. “Você tem que estar com dinamismo e sangue no olho remando, fazendo força. É muito legal para quem assiste. Quem está aqui dentro é pesado mentalmente. É o BMX da canoagem, quem chega primeiro ganha.