• Pela primeira vez em três meses, Petrópolis aparece na bandeira amarela com baixo risco para a covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/06/2021 10:21
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Após quase três meses com alto risco de contaminação, Petrópolis volta para a classificação na bandeira amarela com baixo risco para a covid-19. Os dados do Mapa de Risco Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde mostra que houve uma melhora no cenário epidemiológico em seis regiões: Médio Paraíba, Centro-Sul, Região Serrana e Baixada Litorânea, que estavam com bandeira laranja na última análise, passam para a amarela. Nenhum município no estado está em bandeira roxa.

    Com o avanço da vacinação no estado, ainda que em ritmo lento, os indicativos epidemiológicos começam a apresentar melhores resultados. Nesta edição do Mapa de Risco, nenhum município foi classificado como de risco muito alto (roxo). Foram classificados em risco alto (vermelho) 15 municípios e 34 em risco moderado e 43 em risco baixo, mostrando uma melhora na situação de risco do estado nesta avaliação.

    A análise compara a semana epidemiológica 21 (23 a 29 de maio) com a 19 (09 a 15 de maio) de 2021. Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

    De acordo com a SES, o estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 28% no número de óbitos, e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 25% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (11), são 76% para leitos de UTI e 54% para leitos de enfermaria.

    Os resultados do Mapa de Risco tem o objetivo de auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

    Últimas