• Pedir a nota fiscal rende desconto no IPTU, mas prefeitura não divulga

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2023 03:20

    Em Petrópolis, pedir a nota fiscal de serviço pode render descontos no IPTU.  Toda vez que um consumidor pede a Nota Fiscal de um serviço e coloca seu CPF, ele acumula créditos.  Esses créditos equivalem  a 40% da alíquota de ISS. Por exemplo, um serviço de R$ 200 com ISS de 5% gera R$ 4 em créditos. Esses créditos reduzem o valor do IPTU. Basta entrar no site da prefeitura e cadastrar as notas. Vale sempre para o IPTU do ano seguinte. A lei é de 2005, mas pouco divulgada. Esse ano, por exemplo, a prefeitura nem tocou no assunto.

    Só até 30 de outubro

    Um leitor da coluna falou com a gente que nem estava conseguindo informações sobre como fazer o cadastro. E que ligou para a prefeitura e seu telefonema foi passado de repartição em repartição, sem sucesso. Mas, verificamos e tá lá no site o formulário. E a gente aproveita para alertar: cadastros só valem até 30 de outubro.

    Pablo e Bernardo Band é a atração de hoje, às 19h, na programação que comemora os 30 anos do shopping Vilarejo, em Itaipava.  A foto é de Ana Paula Nabuco.

    Tudo junto e misturado

    Não se falou em outra coisa ontem: a nomeação de Elias Montes como diretor técnico da CPTrans.  Foi a aquisição mais ruidosa dos últimos tempos por ser Elias da direita embarcando em uma gestão da esquerda. E o povo não perdoou: falou dos 16.282 votos de Elias Montes a prefeito em 2020, o quarto mais votado e que fez campanha se colocando como uma alternativa a Bomtempo e a Bernardo…

    Mais um

    Nas redes sociais circulou a indignação e a pergunta “dá para confiar em políticos?’, uma alusão à nova aquisição da atual gestão. E o pessoal enumerou os adversários de Bomtempo citando Jamil Sabrá e o ícone maior, Ramon Mello, que teve, mais uma vez ressuscitado o seu clássico meme ‘farinha do mesmo saco’.

    Será?

    E quem deixa o cargo de diretor técnico é Santos Fernandes da Silva. Será que era esse Santos que o ex-secretário Thiago Gibrail falava tanto e fazia umas insinuações em suas redes sociais? O que ele sabe, meu Deus?

    Bolão

    Tá rolando o bolão: qual o próximo secretário do governo Bomtempo que vai sair? Diz o vereador Hingo Hammes que vai ser dia 31 de outubro, no Dia das Bruxas.  A nossa aposta é Cedenyr Vieira, da Comdep, com o retorno do vereador Léo França à empresa. Duro tá sendo tentar convencer Ronaldo Ramos, hoje secretário de Obras, a voltar para a Câmara…

    Manobristas e tudo

    E os vereadores, que já tinham uma penca de vagas de estacionamento em frente ao Palácio Amarelo ganharam outras mais no outro lado da rua. Eis que além disso têm manobristas para ajudar os ‘donos’ das vagas a estacionar, o que gera uma retenção ali bem bacana.

    No escuro

    Pessoal que usa a  passarela sobre a BR-040, na altura do KM 59, em Itaipava, pediu ajuda. O local é um breu à noite e a iluminação é fundamental para acesso de pedestres à região da Mangalarga, Estrada Jerônimo Ferreira Alves, Centro General Ayrosa e diversos condomínios. Só que a passarela está apagada desde a última semana de setembro. Eles já pediram – e têm protocolo disso- à Concer o reparo e até agora, nada. Pessoal anda com lanterna do celular na passarela.

    Linda, não? E tá carregadinha de bromélias. Pra quem não sabe, a planta é acumuladora de água e elas pesam pra burro quando chega o período de chuvas de verão, uma boa razão para as árvores mais idosas e que não estejam saudáveis, caírem. Essa é uma das muitas candidatas a provocar acidente e fica ali na Rua da Imperatriz.

    Já era

    Morreu mesmo o pagamento parcelado dos 6,2% referentes ao período de janeiro de 2017 a outubro de 2021 de reajuste dos servidores que estava sendo alinhavado ainda na gestão Hammes com o sindicato da categoria. Nunca mais se tocou no assunto.  Funcionários públicos têm aberto ações individuais para reivindicar esses retroativos.

    Contagem

    E Petrópolis está há 162 dias sem os 100% da frota de ônibus nas ruas depois do incêndio na garagem das empresas.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas