• Pedágio na BR-040 pode ser reajustado para compensar pandemia

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/04/2021 02:00

    A gente não pode acreditar que haverá reajuste do pedágio na BR-040… Não é possível que a Agência Nacional de Transportes Terrestres aumente a tarifa para compensar a concessionária pela queda de movimento.  Petrópolis já tem o segundo pedágio, na proporção de quilômetros rodados, mais caro do país a R$ 11,60 por 20 quilômetros de subida da serra.  Se for aplicado o mesmo reajuste da última majoração, de 2018, a tarifa pode passar a R$ 12,40.

    Dois pesos…

    Hoje, será aberta uma audiência pública pela ANTT e que deverá durar pelo menos 45 dias para que todos se manifestem em relação ao tema de compensação tarifária de todas as rodovias operadas por concessionárias no país.  Impressionante é que todos os negócios do mundo sofreram perdas por causa da pandemia e no Brasil o governo ofereceu apenas financiamento. Ou seja, empresta o dinheiro que tem que ser devolvido.  Porque, então, bancar concessionárias de estradas? Oferece financiamento também.

    Vacina para a Guarda

    Integrantes da Guarda Civil foram às redes sociais mostrar descontentamento com a publicação em redes sociais do prefeito interino Hingo Hames que fez alarde com a vacinação das forças de segurança. Para a Guarda foram destinadas pelo governo do Estado – que é quem distribui o imunizante – 90 doses, metade apenas do efetivo e decidiu-se pedir a totalidade para, só então, iniciar a imunização. Não que esses integrantes sejam contra a estratégia de imunização, mas querem que seja divulgada a situação correta: para a GC ainda não começou.

    Na foto de Henry Kappaun a velha prática do petropolitano: andar debaixo da marquise de guarda-chuva aberto.

    Prática antiga   

    Reclamação de todos os vereadores na legislatura passada e em qualquer legislatura, o governo interino continua com a mesma prática e que segue sendo realizada, agora sem reclamação da Câmara: chegada de projetos para votação em regime de urgência votados no mesmo dia.  O último foi o Fundo Municipal de Conservação Ambiental votado na terça-feira.

    Urgência

    Na verdade, o Fundo Municipal de Conservação Ambiental já existe desde 2005, instituído no governo Rubens Bomtempo. Vereadores da base do governo Hammes defenderam sua votação dizendo que a nova legislação iria somente modernizar a primeira. Se foi só isso, porque a urgência?

    Líderes religiosos

    O babalorixá Paulo Branco e os pastores Omero Azevedo e Paulo César são os líderes religiosos que mais recentemente perderam a luta para a covid.  Também foram vítimas da doença nomes como pastor Ari Guedes, presidente do Conselho de Ministros Evangélicos do Município de Petrópolis

    Além da conta

    Terça-feira foi um dos dias com maior número de sepultamentos em Petrópolis: 22. O normal, sem pandemia, é de seis a oito. E a capacidade de enterros diários é de somente 10.

    Responsabilização

    Encabeçado por Marcelo Lessa e assinado por mais seis vereadores foi apresentado projeto legislativo que obriga a Águas do Imperador a consertar manilhas e tudo o mais nas redes pluviais principalmente quando são feitas intervenções pela concessionária. Essa conta era deixada para a prefeitura. É a segunda vez que a mesma lei é votada.  Em 2019, também de autoria de Lessa, foi aprovada, mas depois revogada por iniciativa de Dudu, vereador que, agora, pediu desculpas “por ter errado” e quer a nova lei.

    Porém…

    Mas – reparem que tem sempre um “mas” – o líder do governo na Câmara, vereador Junior Coruja, pediu vistas do projeto retardando a sua votação, que seria na terça-feira. Porém, se for uma estratégia do governo para rever algum ponto da lei pode sair pela culatra. Vereadores se animaram e já falam em audiência pública e rever a o contrato da concessionária.  Ou não, como diria Caetano.

    Contagem

    Petrópolis está há 111 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Emenda Kigali

    A Câmara dos Deputados está sendo pressionada a votar com urgência a Emenda de Kigali, um compromisso para a redução de gases de efeitos estufa. O documento será entregue hoje ao presidente da casa, Arthur Lira, mesmo dia em que ocorre a cúpula de líderes chefiada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Mais de 100 países já começaram a substituir os gases utilizados nos aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e freezers. Isso porque a substância que hoje está presente nesses equipamentos pode aumentar o aquecimento global, causando duas mil vezes mais impacto do que o gás carbônico.

    Uma imagem do Mirante do Cristo, que estamos pouco acostumados: do alto. O clique é do Serra Drone.

    Sangue Azul

    O Serrano iniciou a tradicional campanha “Sangue Azul”. Os torcedores do Leão da Serra poderão doar sangue em nome do clube e participar desse ato solidário até o dia 30 de abril. Os primeiros 150 doadores receberão uma camisa com a mascote leão guerreiro. O banco de sangue do Hospital Santa Teresa fica localizado na Rua Dr. Paulo Hervê, 1.130 e funciona todos os dias, das 7h às 18h.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas