• Peça de teatro online ensina noções de primeiros socorros para crianças

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/10/2020 17:19

    Ensinar noções de primeiros socorros de forma lúdica e divertida é a proposta do espetáculo infantil A Caixa Mágica dos Primeiros Socorros, disponível integralmente em vídeo, nas plataformas YouTube e Instagram, a partir desta segunda-feira (19).

    Depois de 20 apresentações presenciais realizadas em escolas públicas de São Paulo, a peça teve que suspender as atividades por conta da pandemia. A previsão é de que, em 2021, tão logo as aulas recomecem, sejam realizadas 10 apresentações em escolas públicas de Petrópolis e outras 10 em Niterói. No entanto, o espetáculo está sendo disponibilizado no meio digital para acesso de todos.

    Na peça, dois mágicos chegam com uma caixa. Dentro dela, há seis fantoches: o Esparadrapo, o Vidro de Remédio, a Pomada, o Algodão, a Injeção e o Curativo, que ganham vida nas mãos dos mágicos. O espetáculo mostra como tratar de ferimentos leves, que podem acontecer no dia a dia.

    A iniciativa conta com patrocínio exclusivo da Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A Lei 13.722, de 2018, tornou obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas, de ensino infantil e básico. Todos precisam ser capacitados para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível. Este projeto vem ao encontro desta lei, auxiliando na disseminação de conhecimento aos funcionários da escola, e dá uma força a mais ao tema ao ensinar as crianças.

    Fantoches

    A atriz e artista plástica Nica Bomfim, a Ludmila da novela Amor sem Igual, desenvolveu os fantoches da peça utilizando materiais reciclados. Uma garrafa pet foi transformada em um tubo de pomada gigante. Um tubo de amaciante virou um vidro de remédio. Botões de roupa transformaram-se nos olhinhos dos fantoches, entre outras invenções criativas.

    Equipe de criação

    Sônia de Paula e Marcelo Aouila, sócios na Somar Ideias, produtores do “Lê Pra Mim?” (projeto de sucesso de incentivo à leitura), do premiado espetáculo infantil “Barrinho, o menino de barro” e de “O Casamento de Dona Baratinha”, que ficou 18 anos em cartaz. Simone Vidal, da Arrastão de Ideias, que produz espetáculos teatrais, festivais, eventos literários e shows, se associou à dupla e divide a tarefa de produção executiva.

    Sônia convidou os professores Luiz Borges e Walter Pinheiro para escreverem a peça. A direção é da atriz Dig Dutra (a Rochelle, da novela A Força do Querer), que, além de atriz, estreia na função de diretora de teatro para crianças. As composições e direção musical são de Guilherme Miranda. Os atores Gabriel Jansen e Núria Kiffen são os mágicos que dão vida aos fantoches. A trilha sonora será executada pelo ator e o musicista Thiago Franzé, ator da novela As Aventuras de Poliana.

    Completam a equipe o premiado figurinista Marcelo Marques e Nica Bomfim, responsável pelos adereços e fantoches. O cenário e a programação visual são de Marcelo Aouila, que convidou Rafael Bleyer para criar a ilustração do material gráfico. A gravação da peça foi realizada no teatro do Solar de Botafogo em agosto de 2020, seguindo todos os protocolos de segurança e cuidados sanitários.

    Últimas