PC cumpre mandados de busca e apreensão em Petrópolis para desarticular quadrilha comandada por deputado estadual
Policiais civis da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) cumpriram, na manhã dessa terça-feira (21), mandados de busca e apreensão em Petrópolis em endereços de pessoas envolvidas na quadrilha comandada pelo deputado estadual Vandro Lopes Gonçalves. Ele é suspeito de envolvimento na morte do vereador Paulo Henrique Dourado Teixeira, o Paulinho P9, em março do ano passado. A operação, chamada P9, teve como objetivo desarticular a quadrilha que praticava crimes a mando do deputado.
Além de Petrópolis, foram cumpridos mandados nos municípios de Magé, Guapimirim, Piabetá, São Pedro de Aldeia e na capital. Foram apreendidos celulares, computadores, dois carregadores e 30 munições calibre.380, um revólver calibre 38, além de anotações. Um policial militar foi preso em flagrante na operação por porte ilegal de arma de fogo e de artefato explosivo, além de tráfico de drogas.
Segundo a polícia, Paulo Henrique Dourado Teixeira era uma conhecido militante político da região e fazia clara oposição ao prefeito de Magé, chegando a denunciar um esquema de licitações fraudulentas na prefeitura, envolvendo o deputado Vandro e um empresário. Paulinho P9 foi ameaçado de morte pelo empresário, crime à época registrado na delegacia da área.
O assassinato aconteceu no dia 21 de março de 2018. O carro da vítima foi interceptado por outro veículo, ocasião em que foram efetuados 15 disparos de arma de fogo. As investigações realizadas pela DHBF revelaram a existência de uma organização criminosa que visava manter em sigilo diversos procedimentos administrativos dos envolvidos com a Prefeitura de Magé. A partir do momento em que a vítima formalizou denúncias, virou alvo do grupo criminoso.