• Pauta de reajuste dos servidores pode chegar a 15% de recomposição

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/07/2021 03:30

    E é aguardada para hoje uma reunião entre Sindicato dos Servidores e o interino Hingo Hammes. O Sisep reivindica aqueles 6,2% que Bomtempo deixou para o governo posterior pagar e que Bernardo Rossi suspendeu.  Mas, também vai pedir o IPCA acumulado, hoje em cerca de 8%, mas que até o final do mês ainda pode fechar com número maior. Noves fora, seriam 14% de recomposição. Com uma folha de pagamento anual de R$ 455 milhões, a prefeitura teria de desembolsar mais R$ 68 milhões por ano. Vai ser difícil.

    Guarda armada

    Mas também consta da pauta de reivindicações do Sisep a regulamentação por meio de lei municipal do uso de armamento de fogo pela Guarda Civil, como prevê a legislação federal. Já tem até um projeto do Executivo prontinho, mas em 2020, Bernardo Rossi, por ser ano eleitoral, não quis arriscar. E a GC tem até um pequeno arsenal: 30 armas e 6,5 mil munições doados pela Polícia Rodoviária Federal.

    Tensão

    E os ânimos prometem ficar quentes com o tema ‘reajuste dos servidores’. O vereador Dudu já mandou recado para o Sisep: “travou o PCCS da Comdep e agora quer discutir e debater”, falando sobre o plano de cargos, carreiras e salários da companhia apresentado na Câmara sem o sindicato ter participado. “Ajudar, sim, mas atrapalhar, pelo amor de Deus”, fala Dudu.

    Leões da Base honraram o manto azul do Serrano sexta com vitória sobre o Americano. Clique depois do feito de Gladstone Lucas.

    Outra solução

    Tardiamente, o vereador Marcelo Lessa levantou a bola, mas é uma boa questão. Se a prefeitura não conseguiu, na justiça, retornar com 100% da frota de ônibus nas ruas, com empresas alegando não ter condições, não poderia ter feito um contrato emergencial, com outras empresas, para cobrir essas linhas? Afinal, nos protege um decreto federal de situação de emergência durante a pandemia… Se assim fosse feito o trabalhador não estaria sofrendo há 16 meses sem ônibus suficientes.

    Como assim?

    E na votação das emendas ao orçamento 2022, Gil Magno – e também outros vereadores – disse que sabe que propostas serão vetadas pelo prefeito, mas fez questão de apresentá-las para mostrar a importância de se ouvir os vereadores.  E emendou: “se dessa casa sair um prefeito que ele ouça as emendas e as leis propostas”. Ué, Gil? Mas, já não saiu? Hingo Hammes não é vereador? Ou será que ele não está mais ouvindo seus pares?

    Agora, vai!

    Célere e à frente de seu tempo, depois que o Tribunal de Contas do Estado mandou que a prefeitura licite imediatamente as linhas operadas pela Viação Cascatinha é que o presidente da Câmara, Fred Procópio, apresentou uma moção de repúdio à empresa. Era essa moção que faltava para a coisa andar.

    Sem teacher

    “Queria destacar uma visita que fiz a Araras, onde pude ver a satisfação das pessoas onde quem atua é o meu líder Junior Coruja. Lá não tem mais teacher, não. Quem sabe inglês, sabe do que estou falando. Lá quem está tocando o barco e fazendo acontecer é o Junior Coruja”. A declaração é do vereador Domingos Protetor. Mas, gente, será que ele estava falando do professor Leandro Azevedo? Uma pernada de Coruja em Leandro? 

    Turismo noturno

    Tramita na Câmara dos Deputados projeto de Lei que autoriza órgãos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) a criarem programas para certificar localidades com grande potencial para observação do céu noturno.  Este tipo de turismo cresce no mundo todo e no Brasil algumas cidades já é referência na exploração do segmento. Nova Friburgo, aqui do lado, já aparece listada entre os municípios. Petrópolis também poderia dar uma olhada nisso!

    Queimadas

    Sobre risco de incêndios, sobretudo nos distritos, agora nesta época de estiagem – alerta já dado pela Defesa Civil – seria  bom destacar e colocar em evidência um telefone para denúncias. Nos lugares afastados o que tem de gente colocando fogo no lixo não está no gibi.

    E época de floração das cerejeiras – dura menos de um mês – e Petrópolis está linda assim, como mostra a foto de Rachel Ramos feita lá no Vale dos Esquilos.

    Boas intenções

    Ué, mas já fizeram as pazes? Diz o vereador Marcelo Lessa, que andava se estranhando com o governo, em defesa do interino Hingo Hammes, que “se ele fez alguma coisa errada foi com a intenção de acertar”.

    Contagem         

    Petrópolis está há 199 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Gincana

    E a mesa diretora da Câmara de Vereadores anunciou a “Gincana Vereadores pela Vida”. Os vereadores vão disputar entre si qual leva maior número de doadores de sangue ao Hospital Santa Teresa valendo para assessores e eleitores entre os dias 20 e 31 de julho.  O prêmio é ter o nome em um ranking. Mas, pode ser que tenha que mudar. Como bem lembrou Ronaldo Ramos já houve questionamentos judiciais sobre o tema até mesmo em projetos de lei.  E ele está correto, afinal, pode ser questionado que os vereadores estariam se beneficiando, indiretamente, com a ação. Ficaram de rever a proposta com o gancho de ‘competição’.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br     

    Últimas