• Patinando pela História: Centro de Cultura tem exposição de brinquedos feitos à mão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/06/2019 11:10

    O Centro de Cultura Raul de Leoni abre, nesta sexta-feira (07), a partir de 19h, a exposição “Patinando pela História”, do artista Antônio Caetano, que traz de volta o encanto dos brinquedos feitos à mão, inspirados nas décadas de 1940, 1950 e 1960. São cerca de trinta brinquedos criados a partir dos mais variados materiais, como madeira, latas, cordas e caixas diversas. A mostra, que tem entrada gratuita, fica na Galeria Van Dijk até o dia 30 de junho.

    Leia também: Abertas as inscrições para aulas gratuitas de capoeira no Amazonas e Oswaldo Cruz

    “Patinando pela História” tem como objetivo mexer com a lembrança daqueles que brincaram com bonecas, carrinhos, entre outros, feitos artesanalmente, e também mostrar para as crianças um outro tipo de brinquedo. A exposição está entre as mostras selecionadas no Edital de Ocupação de Galerias 01/2019 do Centro de Cultura Raul de Leoni, visando a ocupação dos espaços destinados às Artes Visuais, no período de 05 de abril a 27 de julho de 2019.

    “A exposição está linda, vale a pena conferir e reviver os encantos dos brinquedos feitos a mão. Isso faz parte da nossa cultura, da história de muita gente. E até o fim do ano ainda teremos excelentes exposições, que ajudam a movimentar o Centro de Cultura”, frisa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

    Quem acompanha de perto o trabalho do artista é filha dele, Bianca Caetano, e diz que vivencia diariamente o incrível processo de criação dos brinquedos. “Acompanhar o processo de produção do meu pai é sempre uma experiência ímpar, pois ele é de uma sensibilidade e inteligência invejáveis. Adicionado a essa experiência valiosa, presenciar a reação emocionada dos amigos e familiares, crianças e adultos que entravam na ‘oficina’ só reiterou a necessidade de exibir tal trabalho e, com isso, poder contagiar e encantar mais crianças e adultos”, disse Bianca.

    A entrada é franca e a Galeria Van Dijk fica aberta de segunda a sexta-feira, de 10h as 17h, e sábado de 13h as 17h. Censura Livre. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá no. 305 – Centro.


    Últimas