• Passaporte da vacina: saiba como tirar o certificado digital de vacinação contra a covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/09/2021 19:53
    Por Luana Motta

    A alegria de muitos brasileiros nos últimos meses foi ostentar nas redes sociais a foto do cartão de vacinação com o registro da vacina contra a covid-19. Mas você sabia que esse comprovante pode ser digital? O Ministério da Saúde lançou neste ano a plataforma ConecteSUS que reúne em um só lugar todas as informações de saúde do cidadão no Sistema Único de Saúde. Ele pode ser acessado pelo smartphone, por meio do aplicativo, ou pela web. Confira o passo a passo para acessá-lo: 

    O cidadão que tomou a primeira dose, a dose única ou já completou o esquema vacinal em algum dos pontos de vacinação terá as informações de cada etapa registradas no sistema eletrônico. 

    Passo 1: O cidadão deve baixar o aplicativo Conecte SUS Cidadão (Android ou IOS) ou da versão web). O login é feito pelo acesso único do governo federal gov.br. Neste caso, é preciso ter um número de CPF para acessar o serviço.

    De acordo com o Ministério da Saúde, o registro deve ser disponibilizado em até 10 dias no ConecteSUS. Em Petrópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está pedindo um prazo de 15 dias para inserção dos dados no sistema.

    Passo 2: Emissão do Certificado: No Conecte SUS Cidadão, buscar o ícone vacina >> apertar o ícone vacina >> ver as doses administradas, abrir o detalhamento das doses administradas e clicar no botão emissão do certificado.

    O Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID -19 só será habilitado após a finalização do esquema vacinal. Dessa forma, o cidadão deverá estar atento ao número de doses necessárias para cada imunizante.

    O Ministério da Saúde orienta o cidadão que não tiver seu registro atualizado no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, deve procurar o local de vacinação ou a secretaria estadual ou municipal de saúde para solicitar o registro e envio de seus dados à rede.

    Em Petrópolis, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que pessoas já vacinadas que verificarem, após o prazo de 15 dias, que os dados não constam no Conecte SUS entrem em contato direto com a Divisão de Imunização, pelo e-mail conect.petropolis@gmail.com. As informações também podem ser passadas por mensagem pelo whatsApp (24) 99220-2104. É necessário informar por estes canais o nome, CPF e enviar foto do cartão de vacina onde constam nome e a aplicação das doses, para que os dados sejam conferidos junto à base de dados do município e para checagem junto ao sistema do ministério.

    Últimas