• Passagens intermunicipais ficarão mais caras a partir de 1° de março

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/02/2022 18:27
    Por Vinícius Ferreira

    Na última sexta-feira (25) o Departamento de Transportes Rodoviários – Detro-RJ publicou uma portaria no Diário Oficial do Estado com o percentual de reajuste das tarifas das linhas intermunicipais. A medida passa a valer a partir desta terça-feira, 1° de março. Em Petrópolis, a empresa Única Fácil informou que devido a tragédia que aconteceu na cidade, as principais linhas para a capital não sofrerão reajuste neste momento.

    O diretor da Única Fácil, Luís Assumpção, disse que de todas as linhas Rio de Janeiro apenas a linha Barra irá sofrer reajuste em relação a quilometragem. “As únicas linhas que demos o reajuste foram as linhas urbanas ou SA, que estão três anos sem reajuste. E foi de 6,01%. Só o diesel nesse período subiu 72%. Vamos segurar o máximo possível para ajudar a cidade. Estamos com 25% dos passageiros de antes da pandemia”, disse.

    O Detro-RJ informou que devido à crise econômica, o governo do estado determinou a utilização de um reajuste de menor proporção, para que haja baixo impacto entre os usuários. Com isso, o índice que seria reajustado em 18,51%, para a Região Metropolitana, será de 10%; para serviços urbanos não metropolitanos que seria de 11,13% será de 6,01%; e para rodoviários não metropolitanos que sería de 7,74% será de 4,18%.

    De acordo com a metodologia do Grupo Executivo de Integração da Política de Transportes (Geipot), base usada no reajuste, são considerados no cálculo os preços dos insumos e os indicadores operacionais (tipo de veículo, região por onde circula, quilometragem, média de passageiros transportados, entre outros).

    Segundo o Detro-RJ o reajuste se fez necessário, uma vez que a última atualização ocorreu há mais de três anos, em fevereiro de 2019 e que no período, houve sucessivos aumentos dos insumos que incidem sobre a prestação dos serviços de transporte coletivo intermunicipal, entre eles, o preço dos combustíveis

    Últimas