Passagem de graça para quem for doar sangue no Dia Nacional do Doador
Quem for doar sangue nesta quarta-feira (25), Dia Nacional do Doador, vai ter direito a uma passagem de ônibus de graça. A medida é fruto de uma parceria entre o Banco de Sangue Santa Teresa e a empresa de ônibus Cidade Real, com o objetivo de aumentar o volume de doações, que neste período de pandemia do Covid-19 caiu pela metade.
Segundo Vinícius Pereira, responsável pela captação do Banco de Sangue, a unidade está operando com apenas 45% dos estoques. “O movimento caiu de maneira brusca durante esse tempo de pandemia. As pessoas têm ficado com bastante medo e receio de virem doar sangue em meio a esse período do coronavírus. No entanto, é importante frisar que seguimos todos os protocolos de segurança para atender da melhor forma possível toda população petropolitana”, contou Vinícius Pereira.
O responsável pela captação explicou que o doador receberá um vale de papel com validade apenas para o dia 25 para pagar a passagem de volta. “É preciso ficar atento porque as quantidades são limitadas”, disse Vinicius. Já na sexta-feira (28), quem for doar sangue ganhará camisas comemorativas. Também terá bolo e salgado para os doadores.
Para doar sangue, é necessário levar um documento oficial com foto e estar bem alimentado. No entanto, há algumas restrições. Os que fizeram tatuagem ou botaram piercing, só será possível doar sangue após o período de 12 meses e os que passaram por procedimentos endoscópicos, só estarão aptos para a doação após seis meses.
O Banco de Sangue Santa Teresa fica na Rua Doutor Paulo Hervê, número 1.130, no Bingen. A unidade funciona todos os dias, das 07h às 18h, incluindo feriados. O local possui estacionamento conveniado para doadores e gratuito durante o período de doações.
*supervisão de Janaina do Carmo