• Partidos políticos têm até abril para registrar candidatas mulheres para a Câmara

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/01/2020 10:54

    Mulheres candidatas 1

    Até abril, os partidos políticos têm uma lição de casa para fazer: encontrar, filiar e convencer a se candidatar à Câmara Municipal mulheres capazes de atrair votos e apoios por suas ideias e propostas. As convenções que formalizam as candidaturas serão realizadas em julho/agosto, mas só podem participar candidatos inscritos até abril. Até agora, não tem sido tarefa fácil.

     

    Mulheres candidatas 2

    A questão central não é apenas cumprir a legislação, que reserva às mulheres um mínimo de 30% das vagas de candidatos. Mulheres que pensam desconfiam do mundo patriarcal da vida partidária. Os partidos precisam delas e não podem mais adiar mudanças internas que abram, verdadeiramente, espaço para as mulheres. 

     

    Mulheres candidatas 3

    Petrópolis elegeu a primeira vereadora nas eleições de 1988 e nunca teve mais de uma mulher eleita por legislatura. Mudar isso, ampliando a presença feminina, faria muito bem para a política.

     

    Paulinho Renato, filho do secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato, completou 1 ano ontem. A comemoração com a família e amigos acontece no domingo.  Foto: Álbum de família

     

    Novo curso 1

    O Cefet de Petrópolis (antigo prédio do Fórum, na Rua do Imperador) vai iniciar já no primeiro semestre deste ano, com 145 vagas gratuitas, os cursos de graduação presencial pelo Sisu. O curso foi aprovado pelo MEC em outubro e as vagas são distribuídas entre Licenciatura em Física (40), Bacharelado em Turismo (40), Bacharelado em Engenharia de Computação (35) e Licenciatura em Matemática (30). Podem participar do processo seletivo somente os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e obtiveram as pontuações mínimas indicadas no edital.

     

    Novo curso 2

    As inscrições no Sisu começam na próxima terça-feira e vão a sexta-feira, exclusivamente pela internet. A Chamada Regular Única do Sisu, no primeiro semestre, ocorrerá no dia 28 de janeiro e a matrícula dos candidatos convocados será realizada nos dias 30 e 31 de janeiro (para os cotistas) e 3 e 4 de fevereiro (ampla concorrência) na Secretaria Acadêmica, no térreo da unidade, das 13h às 19h. O edital do processo seletivo está no site do Cefet.

     

    Vestibular Fase

    A FMP/Fase está com inscrições abertas para o vestibular 2020. As vagas são para os cursos de Administração, Enfermagem, Gestão Pública, Nutrição, Licenciatura em Enfermagem, Odontologia, Gestão de Recursos Humanos, Radiologia e Psicologia. A prova será aplicada no próximo domingo, às 9h, no campus da instituição. As inscrições e outras informações estão disponíveis no site da Fase

     

    Pela internet

    Quem quiser marcar uma reunião de mediação na Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos em Petrópolis agora pode solicitar o serviço pela internet, nas redes sociais do Petrópolis da Paz, no Facebook, Instagram, e também no Whatsapp pelo número 24 -988584891. A instituição, que tem sede na Avenida Ipiranga, 193, faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais, por meio do Programa Petrópolis da Paz. O programa tem a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.

     

    Eleitoral

    A 29ª e a 65ª zonas eleitorais de Petrópolis estão entre as que fazem o atendimento de eleitores de qualquer localidade. Para agendar atendimento, basta informar o CEP, usando a página do TRE.

     

    Esta cena petropolitana não ocorreu, ontem, em uma servidão afastada. Foi em plena Rua do Imperador, num dos seus trechos mais movimentados, em frente à Farmácia Brasil. A tampa do bueiro amanheceu aberta e causou problemas para os motoristas. Para amenizar a situação, alguém colocou um carrinho de compras no buraco. Mas o mau cheiro que o bueiro exalava continuou até por volta das 10h, quando uma tampa de aço foi posta no local. Foto: Divulgação

     

    Secretária

    O prefeito Bernardo Rossi efetivou Márcia Palma Pinheiro como titular da Secretaria de Educação. Ela vinha respondendo interinamente pelo cargo.

     

    Vapt vupt

    O empresário e economista Gastão Reis, colaborador da página de artigos da Tribuna, vai fazer uma rápida interrupção nas atividades, para cuidar de um problema de saúde, felizmente sem gravidade. Ele volta dentro de alguns dias.

     

    Efeito Cedae

    Já começa a faltar, aqui e ali, no mercado local, a água mineral Petrópolis.

    Leia também: Vítimas das chuvas de 88 estão entre os que receberão apartamentos no Vicenzo Rivetti

    Últimas