• Parques do Rio ganham sistema de contagem de visitantes

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/02/2016 15:00

    O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) vai instalar contadores automáticos de visitantes, também conhecidos como eco-contadores, em 15 unidades de conservação. A iniciativa, inédita no país, tem como objetivo monitorar o fluxo de visitantes nas trilhas dos parques, melhorando o processo de gestão.

    Foram adquiridos 25 aparelhos, somando investimento total de R$ 475 mil. O Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter este sistema de contagem em áreas protegidas. A instalação será feita em pontos onde se deseja medir o aumento ou a diminuição da passagem de visitantes.


    Um sistema temporizador evita a sobrecontagem de uma pessoa que pisa duas vezes na placa. A margem de erro estimada fica em torno de 5%.


     – Aperfeiçoar a gestão é fundamental para um uso sustentável. Queremos as pessoas dentro dos parques, usufruindo seus encantos e ajudando na conservação- afirmou o secretário do Ambiente, André Corrêa.


    As estatísticas sobre o número de visitantes em trilhas são essenciais para o planejamento da visitação em unidades de conservação, o aperfeiçoamento da gestão, as ações de manejo da visitação, além da redução de impactos.


    Nos próximos meses, as unidades de conservação estaduais que vão receber os eco-contadores são os parques dos Três Picos, da Serra da Tiririca, da Pedra Branca, do Desengano, da Ilha Grande, Cunhambebe, da Serra da Concórdia, Costa do Sol, Pedra Selada, do Mendanha e da Lagoa do Açú.


    Também serão beneficiadas as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) da Bacia do Rio Macacu e de Macaé de Cima; a recém-criada Floresta Estadual José Zago; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.


    Como funciona o equipamento


    Produzidos na França e utilizados em 48 países, especialmente na Europa, Estados Unidos e Canadá, os equipamentos utilizam alta tecnologia para a contagem dos visitantes, através de placas acústicas enterradas nas trilhas de forma discreta.


    Os eco-contadores funcionam com uma bateria de 10 anos de duração, o que dá grande autonomia energética.

    Últimas