Parque São Vicente será sede de abertura do Campeonato Estadual de Voo Livre
A três dias do Campeonato Estadual de Voo Livre, a limpeza da rampa de decolagem do Parque São Vicente, no Quitandinha, ainda é realizada pelos próprios pilotos de parapentes e asa-delta. O local, que é um dos atrativos turísticos com as mais belas paisagens da região, ainda sofre com a falta de atenção, limpeza e conservação.
A frequentadora da rampa, Isabel Muller, de 32 anos, disse que é apaixonada pelo lugar, mas reconhece o abandono. “Eu acho que isso aqui é muito bonito para ficar do jeito que está. Temos uma vista privilegiada num ponto de fácil acesso, pertinho da BR-040 e principalmente, na entrada da cidade. As pessoas têm que se conscientizar para não jogar lixo, mas a prefeitura deveria fazer uma manutenção pelo menos quinzenal para manter a limpeza disso aqui”, sugeriu.
Geraldo Magela, um dos pilotos de voo livre mais influentes da região, disse que encontra muita sujeira na rampa, principalmente depois dos fins de semana, quando aumenta o número de frequentadores. “Aqui a gente encontra de tudo, desde lixo comum, restos de fogueira até camisinha. Como a prefeitura não fazia a limpeza nesse ponto, nós mesmos, pilotos, costumamos recolher esses dejetos e jogar fora”, contou. Mas, a solução pode estar próxima. Geraldo disse que tenta negociação com a Prefeitura, e que já teve até um bom parecer da Comdep. “Eles vão chegar aqui. Já disseram que estão providenciando a limpeza. Estamos tendo um bom retorno no diálogo com a prefeitura. Já nos ajudaram bastante, e estarão junto conosco nesse campeonato, com ambulância, limpeza, etc”, disse Magela, conhecido como “Lalado”.
No último fim de semana encontraram até cacos de vidro na pista. “Vira e mexe a gente acha umas coisas inusitadas aqui. Já vimos santos, velas, restos de fogueira, etc. Mas o que preocupa são as camisinhas e também os cacos de vidro, que correm o risco de provocar até uma infecção. As pessoas sentam no chão e nem percebem”, disse Ruan Litesch, carioca.
A competição
O Campeonato Estadual de Voo Livre deste ano terá um diferencial: quatro das cinco etapas serão realizadas em Petrópolis. A pista do Parque São Vicente foi escolhida como palco de abertura devido à proximidade com a capital, e facilidade para que os pilotos cariocas possam subir a Serra e ter um acesso rápido ao local de decolagem. A competição será aberta neste fim de semana, com provas marcadas para os dias 18 e 19 (sábado e domingo), e só termina no fim do ano, em São Conrado, no Rio. O evento contará com a presença de grandes nomes do esporte como o carioca Carlinhos Niemeyer, que já foi campeão nacional na categoria, entre outros membros da equipe que representará o Brasil no mundial de voo, sediado em Brasília-DF. Para animar o público, haverá DJs no comando do som e até venda de cervejas artesanais de Petrópolis. Tudo isso com um visual de tirar o fôlego dos visitantes.
A rampa fica na Rua Paula Buarque, e tem acesso pela Rua Vassouras, ou pela BR-040.