• Parque Nacional da Serra dos Órgãos reabre sede Teresópolis nesta quarta, mas mantém portões fechados em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/10/2020 05:00

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) reabrirá a sede Teresópolis a partir desta quarta-feira (28). A sede Petrópolis, no entanto, permanecerá fechada e ainda não há previsão para reabertura dos portões. Segundo a administração do parque, a definição da data ainda depende da autorização e decreto de flexibilização municipal. Segundo a Prefeitura, o material enviado pela equipe do parque para elaboração da nota técnica ainda está sendo analisado pela Vigilância Ambiental. 

    O Parnaso adotou um plano de reabertura e vem gradualmente abrindo as sedes. Em Guapimirim, a reabertura aconteceu no mês passado. Em Teresópolis, a Prefeitura autorizou a reabertura gradativa. Segundo o Parnaso, nesta primeira fase somente as trilhas da parte baixa do parque poderão ser acessadas. 

    Para a reabertura estão sendo adotadas algumas medidas sanitárias, de distanciamento social e de controle do número de visitantes para garantir a segurança dos visitantes e das equipes de colaboradores. Devido às medidas preventivas, o banho nas cachoeiras não está autorizado.

    Em Petrópolis, nem mesmo os parques naturais municipais têm previsão de flexibilização. Por enquanto, apenas Parque Cremerie e Parque Municipal, em Itaipava, estão autorizados a funcionar. Apesar disso, nos fins de semana, há registro de um grande número de visitantes nos atrativos naturais onde não há controle de entrada. Segundo a Prefeitura, o decreto de flexibilização depende da nota técnica que ainda está em elaboração.  

    A Tribuna consultou o Parnaso sobre as medidas de planejamento e preparação para a reabertura da sede Petrópolis, e aguarda resposta.

    Leia também: Petrópolis aposta em festival gourmet para reaquecer a economia

    Últimas