• Parque Madureira terá a maior horta urbana do mundo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/09/2021 13:46
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio anunciou, nesta terça-feira (28), a expansão do cultivo de hortaliças em terrenos que pertencem à Prefeitura, às margens da linha férrea do Parque Madureira. Ainda em 2022, o espaço vai receber aquela que será a maior horta urbana do mundo, com 110 mil metros quadrados.

    “É bom a gente devolver essa subsistência pessoal, isso significa uma questão de agricultura urbana, que é um tema muito importante nos dias de hoje. Tem a ver com sustentabilidade social, com geração de renda para as famílias daqui. A gente tem que continuar valorizando esse espaço”, destacou Paes.

    O objetivo principal é gerar renda e segurança alimentar para 50 mil famílias de baixa renda, por safra, até 2024, além de ter um corredor verde de hortaliças ao longo do Parque Madureira até Guadalupe, em uma parceria com a Embrapa e com a Light, já que parte dos cultivos fica debaixo das torres da empresa.

    A nova horta recupera uma vocação agrícola histórica de Madureira e bairros vizinhos. Um memorial fazendo alusão aos antigos moradores do local – o “Quilombo Agrícola Madureira” – será erguido na entrada da horta. Uma homenagem que atende a uma reivindicação do setor cultural da região.

    O Hortas Cariocas, programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, produz por ano cerca de 82 toneladas de cultivos. Em toda a cidade, o programa abrange 3.720 canteiros, com 24 hectares de áreas cultivadas, em 25 escolas e 24 comunidades. Aipim, cebolinha, coentro e manjericão estão entre os alimentos mais produzidos. Ao todo, 220 hortelãos e hortelãs ganham bolsas para manter as produções.

    Com mais de 90 mil metros quadrados, o Parque Madureira foi inaugurado em junho de 2012.

    Últimas