• Parque em Realengo vai se chamar Jornalista Susana Naspolini

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/10/2022 13:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio vai homenagear a jornalista Susana Naspolini dando seu nome ao Parque Realengo, previsto para ser entregue à população em 2024. O decreto foi publicado na edição de quinta-feira (27) do Diário Oficial.

    No decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes, a Prefeitura do Rio lembra que Susana, “além de carismática, exercia atividade de grande relevância para a população, auxiliando, inclusive, a administração pública a otimizar a prestação dos serviços públicos em benefício dos cariocas”. Nascida em Santa Catarina, Susana tinha 49 anos e morreu na última terça-feira (25), vítima de câncer.

    O parque, que terá 80.568 m², foi desenvolvido, segundo a prefeitura do Rio, para promover a integração da natureza com o bairro e com toda a Região Metropolitana, considerando a proximidade com a Transolímpica. O projeto usa estruturas inspiradas em referências internacionais como o Gardens By The Bay, de Cingapura, apontado como o jardim mais visitado no mundo. Além de adaptar a Mata Atlântica ao conceito de super árvores, o Parque Realengo também apresenta inéditas soluções para adaptar a cidade aos desafios das mudanças climáticas, como ilhas de calor e inundações.

    O Parque Realengo ficará na esquina das ruas General Raposo e Carlos Venceslau e terá cinco torres, de 17, 25 e 40 metros, cobertas parcialmente de vegetação e que vão aspergir vapor de água nos visitantes. O projeto prevê ainda passarelas elevadas e espelho de água com jardins aquáticos. Haverá captação da água da chuva para evitar que, em dias de temporal, o parque e seu entorno alaguem.

    Serão sete acessos e um bosque com espécies nativas da Mata Atlântica. Também um ecoponto para recolhimento e triagem de resíduos sólidos. Haverá espaço com churrasqueiras, e três grandes áreas para diversão infantil, campo de futebol, quadras esportivas, um skate park e um muro de escalada.

    Um espaço multiuso vai abrigar até 20 lojas de 15m² cada e, também, um mercado interno para receber feiras e eventos. As ruínas existentes no local serão preservadas para abrigar um novo espaço cultural.

    Últimas