Parque de Itaipava terá pista de skate
O Parque Municipal de Itaipava vai ganhar mais um equipamento esportivo. O local vai abrigar a terceira pista de skate da cidade. Ela será construída a partir de um convênio assinado com Ministério do Esporte, sendo a primeira totalmente voltada para a modalidade “street”. A cidade tem outras duas pistas, na praça Duque de Caxias e no Centro de Esportes Unificados (CEU) da Posse, que permitem a prática da modalidade “vertical”.
O vertical é a modalidade em que os atletas fazem manobras em uma pista em formato de “U”. No skate street, a pista tem rampas, muretas, bancos, corrimões e outros obstáculos para serem utilizados pelos praticantes, simulando um ambiente urbano comum. A Confederação Brasileira de Skate estima que 95% dos skatistas do país praticam o street, justamente pela facilidade usar diferentes espaços para realizar as manobras.
A pista que será construída no Parque Municipal terá nove obstáculos de concreto e ferro, além de bancos para o público e paisagismo.
“Nós temos procurado falar com todas as modalidades esportivas, desde o futebol, esportes de quadra, de lutas, corrida de rua, esporte paralímpico e também os radicais. Agora, é mais um passo que estamos dando para o skate da nossa cidade, que tem muitos praticantes”, diz o superintendente de Esporte e Lazer, HingoHammes.
Em 2017, a Prefeitura apoiou eventos de corrida de rua, voo livre, futebol, futsal, ginástica, judô, basquete, taekwondô, vôlei, motociclismo, MMA, ciclismo, esgrima, handebol, karatê, rally e os paralímpicos bocha e natação. Em junho, também foi realizado no CEU da Posse um torneio para comemorar o Dia Mundial doSkate, que reuniu 14 praticantes amadores e iniciantes.
Os praticantes ainda viram melhorias na Praça Duque de Caxias, com uma pequena reforma na pista e nos bancos, pintura e conserto de pontos de iluminação pública. Além disso, a Guarda Civil tem mantido rotina de rondas de patrulhamento no local.
A licitação para escolha da empresa que fará a pista no Parque Municipal de Itaipava vai ocorrer no dia próximo dia 28, no Centro Administrativo (Av. Barão do Rio Branco, 2.846 – Centro), às 14h, com preço máximo de R$ 284.777,22 – valor que cairá com a ampla participação de interessados na obra.