
Evento gratuito une atividade física, solidariedade e cuidado à saúde
Neste domingo (05), o Parque Municipal de Itaipava será palco da edição regional do Desafio Superação 2025, movimento que une atividade física, solidariedade e cuidado à saúde. Além das provas de caminhada, corrida e ciclismo, o evento traz para Petrópolis uma Feira de Saúde gratuita, estruturada em estandes educacionais que destacam os chamados “remédios da natureza”.
O evento será aberto para participação do público que deseja se exercitar, participar das ações sociais e fazer doações. A entrada é 1kg de alimento, que será destinado para instituições que cuidam de mulheres em tratamento oncológico. Também haverá o sorteio de uma bicicleta e duas cestas de produtos naturais.
A concentração será às 07h45, para as provas de caminhada, corrida e ciclismo. Das 9h às 12h, o público poderá participar de avaliações de saúde e receber orientações práticas para o bem-estar. Entre as atividades oferecidas estão:
• Medições básicas de saúde, como pressão arterial, glicemia capilar, índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal;
• Avaliação nutricional, com dicas sobre hábitos alimentares saudáveis;
• Distribuição de materiais educativos relacionados a alimentação equilibrada, exercícios físicos e demais “remédios naturais”;
•Aconselhamento com profissionais voluntários da área de saúde e minisseminários em cada estação.
Movimento nacional com impacto local
O Desafio Superação é promovido pelo projeto Missão Mulher, da Igreja Adventista. Ele acontece durante o Outubro Rosa e reforça a importância da qualidade de vida e da solidariedade no apoio a mulheres em tratamento contra o câncer, especialmente o de mama, o mais incidente entre a população feminina no Brasil.
Em cinco anos, o projeto já mobilizou mais de 111 mil pessoas em todo o país, com o apoio de 54 mil voluntários. Aproximadamente 6.400 mulheres em tratamento oncológico já foram beneficiadas por meio de ações, em 62 instituições de saúde e apoio.
Para a coordenadora do projeto, Ester Leal, a edição em Itaipava reforça o propósito do movimento. “O Desafio Superação não é apenas um evento, mas um movimento de fé, união e empatia. Cada passo dado e cada gesto de solidariedade mostram que quando as pessoas se unem em prol do bem, resultados extraordinários acontecem.”
Leia também sobre Petrópolis e região: