• Morre, aos 83 anos, o Padre Francisco Montemezzo, pároco emérito do Alto da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 06/05/2021 23:43
    Por Philippe Fernandes

    A Diocese de Petrópolis confirmou a morte do padre Francisco Montemezzo, aos 83 anos. Uma das grandes referências da Igreja Católica no município, era pároco emérito da Paróquia de Santo Antônio, no Alto da Serra, onde atuou por mais de 30 anos. O bispo diocesano Dom Gregório Paixão manifestou sua tristeza pela morte do padre Francisco.

    O velório acontece nesta sexta-feira (7), a partir das 8h30. Clique e veja todas as informações referentes à despedida ao pároco.

    Uma história de fé e um olhar especial por quem mais precisa

    Francisco Montemezzo nasceu na Itália. Teve infância modesta e sempre cultivou o sonho de ser padre, algo que alcançou aos 25 anos, na cidade italiana de Pádua. Aos 27, se tornou missionário no Equador, ficando naquele país por dois anos.

    Em 1975, o padre Francisco veio para Petrópolis, atuando na Paróquia de São José do Itamarati. Na igreja do segundo distrito, formou os grupos Shalon e Nova Geração, e se destacou pelo trabalho social, com visitas aos hospitais e distribuições de cestas básicas.

    Em 1984, Montemezzo foi para a paróquia do Alto da Serra, onde continuou este trabalho e criou uma verdadeira identidade com os moradores do bairro. Ele ficou por lá até 2015, quando foi nomeado pároco emérito.

    O padre Francisco estava internado no Hospital SMH nos últimos meses. Durante a inauguração da Casa de Acolhimento para pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão se emocionou ao falar lembrar do sacerdote, relatando a situação de saúde dele.

    “Padre Francisco está nos evangelizando apenas com seu sorriso”, afirmou o bispo diocesano, relatando que o sacerdote já não falava mais, era alimentado por uma sonda, mas recebia a todos com um sorriso.

    Últimas