• Parnaso reabre agendamento para camping após fim da greve

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/ago 13:28
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis*

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos reabriu nesta quinta-feira (15) os agendamentos para camping. A medida foi possível após o fim da greve nacional dos servidores da carreira de especialista em meio ambiente, que fecharam um acordo com o Governo Federal.

    Desde o dia 1º de julho, o Parnaso estava com atividades restritas devido à greve. Durante esse período, apenas a visitação e o atendimento a emergências, como incêndios florestais, foram mantidos nas sedes de Petrópolis, Teresópolis e Guapimirim. No entanto, na última segunda-feira (12), o Governo Federal assinou um acordo com os servidores, encerrando a paralisação.

    Pela reestruturação acordada, os cargos de nível superior da carreira de Especialista em Meio Ambiente terão ampliação da tabela remuneratória, passando de 13 para 20 padrões, com dois padrões no final da tabela e cinco na classe inicial. Haverá ainda o reposicionamento do servidor dois padrões acima do atualmente ocupado, a partir de janeiro de 2025, além da valorização do Vencimento Básico na remuneração e incremento da Gratificação de Qualificação (GQ).

    Já os cargos de Nível Intermediário da Carreira de Especialista em Meio Ambiente terão ampliação da tabela remuneratória, passando de 15 para 20 padrões, com dois padrões no final da tabela e três na classe inicial, também com reposicionamento do servidor dois padrões acima do atualmente ocupado, a partir de janeiro de 2025, além da valorização do Vencimento Básico e incremento na Gratificação de Qualificação (GQ).

    O acordo assinado prevê, ainda, a criação de um Grupo de Trabalho, com participação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e do Ministério de Meio Ambiente (MMA), para avaliar o enquadramento das carreiras nos requisitos legais para a percepção da indenização de fronteira e viabilidade da criação do adicional de risco.

    *Com informações da Agência Gov

    Últimas