• Parnaso pode ser concedido à iniciativa privada

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/10/2021 02:07

    O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos 18 parques nacionais que o governo federal pretende transferir para a gestão da iniciativa privada. No total são 23 parques que serão terceirizados, cinco deles já com processos concluídos. O governo acredita que nas mãos da iniciativa privada o Brasil tem potencial para alcançar os 300 milhões de visitantes anuais que os Estados Unidos conseguem em seus parques nacionais. Hoje, esse número é de 15 milhões. O Parnaso é hoje administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

    Patrimônio

    E Petrópolis precisa se envolver bem nesta questão porque o Parnaso é um patrimônio natural fundamental para o meio ambiente. Criado em 30 de novembro de 1939, ele é o terceiro parque mais antigo do país com uma área de 10.500 hectares abrangendo, além de Petrópolis, parte dos municípios de Magé, Guapimirim e Teresópolis. O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade. E ele abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção.

    Mosela

    Essa nova leva de casas em Petrópolis – 340 – que o governo do Estado anunciou inclui unidades na Mosela. Seria naquele terreno usado pela comunidade como campo de futebol com nome de Carrapatão?

    Será que vai ter?

    Falando em unidades habitacionais que o Estado pretende construir em Petrópolis fica a dica: no Vicenzo Rivetti não fizeram um estudo de impacto urbano, levantamento necessário para saber o que o bairro precisa ganhar de infraestrutura – escola, saúde, horários de ônibus etc – para dar boas condições aos novos moradores. Tomara que agora façam.

    Não faz muito sentido embelezar a rua com vasos de flores, mas o lixo ficar o dia todo para ser recolhido. É preciso acertar essa coleta com a Comdep.

    Prazo

    Aqueles 100 quilômetros de estradas vicinais nas áreas rurais que a prefeitura deu como prontos terão manutenção permanente, né? Porque se não tiver o prazo é de dois meses até que as chuvas fortes que iniciam em novembro lavem todo o pó de pedra.

    Rotatória

    Parece que é uma nova modalidade de intervenção: a obra intermitente. Moradores do Carangola dizem que a construção da nova rotatória segue no sistema siga e pare.

    Eu hein!

    Um Partisans recebeu uma notificação da CPTrans sobre uma suposta infração no trânsito esta semana. O papel diz que a infração foi em…. 13 de novembro de 2020.  Mas, só quase um ano depois é que chega? E mais: a infração seria por avanço de sinal de parada obrigatória na Hermogênio Silva. Mas que parada é essa? Ali o trânsito nem anda…

    Mudança

    João Valouis, ativista da causa animal, um dos primeiros nomes anunciados pelo interino Hingo Hammes deixou a gestão depois de nove meses à frente da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea). Por outro lado assumiu cargo no partido Podemos. Pode ser por aí a mudança de planos.  

    Mais espera

    E a prefeitura prorrogou o contrato com a EngePrat para a obra do Palácio de Cristal. Antes de março não fica pronto. São mais seis meses de prazo para uma obra que iniciou em janeiro de 2020.  Vão ser quase dois anos e meio de obra…

    Nada anda

    E lembrando dos pontos turísticos fechados e monumentos desleixados, Oswald Pasquino, Partisans honorário, esses dias passou pelo Palácio de Cristal e avistou dois operários peneirando a terra em busca de relíquias históricas, uma obra a passos de cágado manco. Depois ele deu uma passada pelo Theatro Dom Pedro uma obra que não evolui também e, por último, se dirigindo ao Centro de Cultura viu que a águia da praça continua despedaçada… desde abril!

    Contagem         

    Petrópolis está há 275 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Dispensa legenda a linda foto de Ana Kutter na Rua do Imperador.

    Até que demorou

    Sobre a pernada do deputado federal Hugo Leal no professor Leandro Azevedo preterindo o colega de partido pelo prefeito interino Hingo Hammes: se Hugo deu pernada até no Eduardo Cunha o que dirá de Leandro… A história consta no livro “Tchau, Querida”, do ex-presidente da Câmara dos Deputados. Cunha conta, decepcionado, que na eleição à presidência da Câmara, Arlindo Chinaglia, seu adversário, cooptou espiões na ala dele. E Hugo Leal, que até então era seu eleitor, num dia pegou uma carona no jatinho do PMDB ao lado de Cunha e, no dia seguinte, já tava almoçando com Chinaglia e depois passou a acompanhá-lo em tudo.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas