Parlamento Juvenil finaliza segunda semana de capacitação presencial
A equipe do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou, nesta sexta-feira (13), a segunda semana de capacitação presencial dos jovens parlamentares eleitos para a 15ª edição do programa. O encontro acontece no Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros, em Itaperuna, na região Noroeste do estado.
Coordenado pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), o Parlamento Juvenil é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc).
As aulas desta semana começaram com a capacitação dos representantes dos municípios da Baixada Litorânea, que ocorreu no Colégio Estadual Aurelino Leal, em Niterói. Na quarta-feira (11), foi a vez das cidades do Norte Fluminense, com aulas no Liceu de Humanidades de Campos. Durante o encontro, Ezequiel da Silva Souza, jovem parlamentar de São João da Barra, destacou sua motivação para participar do programa.
“Minha vontade foi trazer melhorias para os estudantes da rede estadual da minha cidade”, afirmou.
Na quinta (12) e sexta-feira, a capacitação aconteceu na região Noroeste, em dois locais distintos. No dia 12, os jovens se reuniram no Colégio Estadual Almirante Barão de Tefé, em Santo Antônio de Pádua, e na sexta, no Colégio Estadual Romualdo Monteiro de Barros, em Itaperuna. Esses encontros contemplaram os representantes dos municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, São José de Ubá e Varre-Sai.
A importância da logística e das capacitações presenciais
O deputado Danniel Librelon destacou a estratégia de logística adotada para facilitar o acesso dos jovens parlamentares aos locais de capacitação. Ele também ressaltou a relevância das atividades presenciais.
“As capacitações presenciais do Parlamento Juvenil da Alerj são uma oportunidade única para os jovens aprofundarem seus conhecimentos sobre o funcionamento do legislativo e a importância da participação cidadã. Em cada encontro, buscamos não apenas transmitir informações, mas também inspirar e engajar esses jovens líderes a serem agentes de mudança em seus municípios”, explicou Librelon.
A gestora do projeto, advogada Natália Toledo, também reforçou o objetivo das capacitações, voltadas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes, além de preparar os jovens para a elaboração de seus projetos de lei.
“O que o PJ espera é que esses encontros sirvam para estimular o desenvolvimento de habilidades valiosas para a formação dos jovens parlamentares, tanto em termos pessoais quanto profissionais. Estamos empolgados com o impacto positivo dessas capacitações e com o potencial transformador de cada um dos participantes”, afirmou Natália.
A capacitação foi ministrada pela professora Ana Paula Aguiar e incluiu temas como noções de Direito Constitucional, as funções e competências dos Três Poderes, Administração Pública, Oratória e Comunicação Assertiva.
Nesta semana, será a vez das regionais Metropolitana, Serrana II e Baixada Litorânea receberem as capacitações presenciais.