Pareto é o cara!
O ótimo é inimigo do bom. Quantas vezes já ouvimos isso? Na verdade, alcançar o ótimo é o que devemos tentar sempre. Para alcançar esse nível de excelência, na maioria das vezes, incorremos em um custo muito elevado e tempo demasiado alto. Quem determina esse patamar, onde devemos chegar, somos nós mesmos. Quase sempre quem exige o ótimo somos nós, enquanto o mundo a nossa volta se contentaria com o bom.
Mas o que é o bom? O bom é aquele nível que, quando alcançado, consegue satisfazer nossas necessidades e as necessidades de quem nos cerca. E acontece de muitas vezes tentarmos o ótimo e nem no bom chegamos. Tentamos ir direto ao ótimo, sem nos preocuparmos com uma parada estratégica: o bom.
Não estou dizendo para sermos medíocres e nos contentarmos com pouco. Estou sugerindo a passar pelo bom, antes de chegar ao ótimo. Mas como fazemos isso? O ótimo é 100%. Será que 80% não estaria bom como parada estratégica? E, como boa notícia para todos nós, a matemática e algumas leis “da natureza” nos ajuda com isso. Estou me referindo a uma regrinha chamada “regra dos 80 20”, enunciada pela primeira vez por Pareto, estudioso francês dos anos 1800, barão do império de Napoleão.
Pareto dizia que, de forma geral, 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados. Ou seja: podemos chegar ao bom, que é satisfatório, o entregarmos e, se necessário, podemos partir para os 100%, o ótimo. Mas, para surpresa geral, garanto a vocês que, com esses 80% executados, as necessidades exigidas estarão plenamente satisfeitas.
Faça alguns testes no seu dia-a-dia e verifique. Analise suas roupas: 80% do tempo você usa cerca de 20% delas. Verifique na escola de seus filhos: as notas mais altas correspondem a 20% dos alunos da sala deles. Nesse tempo de crise analise que despesas cortar: faça o levantamento das despesas mensais e verá que 80% do valor delas corresponde a cerca de 20% de suas contas. Procure agir na redução dessas despesas que representam a maioria em valor, mas a menor quantidade. Com isso, sua análise será mais rápida e a redução de despesas será mais certa.
E, se você é empresário, esse tal de Pareto é importantíssimo. Graças a sua regrinha é possível diminuir drasticamente o esforço de decidir os itens prioritarios que devem ser gerenciados bem de perto e de forma frequente. Como? É muito simples! 80% do total de suas vendas estão relacionadas com cerca de 20% dos produtos. 80% do custo de seus estoque estão relacionados com cerca de 20% dos itens. E por aí vai.
Logo, se você vende R$ 20.000,00 para 150 clientes, cerca de 30 deles compraram R$ 18.000,00. Se o custo do seu estoque é R$ 10.000,00 com 200 itens, cerca de 40 deles correspondem a R$ 8.000,00 desse estoque.
Ao invés de gerenciar de perto e diariamente 200 itens vendidos, analise frequentemente com lupa apenas 40. Quanto aos clientes? Descubra quem são esses 30, entenda profundamente quem são, que características possuem e foque suas ações cada vez mais em clientes com esse perfil.
É garantido! Pareto é o cara! Ele permitirá você a chegar ao bom, você achará que isso é o máximo e todos ficarão 100% felizes. E olha que você só fez 80%.