O Petrópolis FC, novo time do município, tem como grande objetivo o acesso à elite do Campeonato Carioca em 2024. No entanto, o clube segue trabalhando para fortalecer as equipes de base. Um bom exemplo a ser citado é a parceria firmada, em 2022, do clube com Angel Andrade, diretor do AEGA Sports, que possui uma escolinha de futebol em Rondônia.
No ano passado, Nilton da Conceição, coordenador da base do Petrópolis, recebeu um convite de Angel para ir a Rondônia e visitar sua escolinha de futebol em Guajará-Mirim e a Arena Elsinho (Escola do jogador de futebol Elsinho), em Porto Velho.
Nilton levou a situação para o presidente do Petrópolis FC, Alan Paschoal, e a parceria foi firmada. Em novembro de 2022, o coordenador da base do clube petropolitano passou 10 dias no estado de Rondônia – cinco dias na AEGA Sports (Guajará-Mirim) e os outros cinco na Arena Elsinho (Porto Velho), avaliando atletas.
“Eu fiquei cinco dias em Guajará-Mirim, interior de Rondônia e depois voltei para a capital, e fiquei mais cinco dias em Porto Velho. Foi um período de avaliação em cada escola. Em Guajará-Mirim na AEGA Sport foram avaliados entre 150 e 200 atletas, e na capital, na Arena Elsinho, foram avaliados 150 jogadores”, explica Nilton da Conceição.
A avaliação dos atletas seguiu a metodologia de trabalho do Petrópolis FC, avaliando as necessidades do clube. De acordo com Nilton, o processo de captação foi feito através da parte tática e técnica. Dos 350 atletas observados, seis foram selecionados, sendo dois da Arena Elsinho e quatro da AEGA Sports, com idades entre 14 e 17 anos, que hoje já fazem parte do Petrópolis FC.
“É muito bom ver que a parceria deu certo e que agora seis atletas de tão longe, de outro estado, fazem parte da nossa equipe. O esporte é uma ferramenta extraordinária, abre muitas portas e esperamos contribuir muito para o futuro desses jovens”, afirmou Alan Paschoal, Presidente do Petrópolis FC.