• Parceria entre SOS Serra e ONG Humus vai oferecer treinamentos gratuitos de capacitação em ações preventivas e de socorro em temporais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/02/2023 13:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Com as pancadas de chuva típicas de verão, os moradores de Petrópolis ficam sempre em alerta, e grande parcela da população não sabe como ajudar com ações preventivas e de socorro inicial no caso de uma emergência.  

    Saber tomar as medidas corretas para se autoproteger em uma área de risco durante um temporal, ajudar uma pessoa que precisa durante um deslizamento ou enchente, aprender como usar um pluviômetro caseiro, são ações indispensáveis para os moradores de Petrópolis.  

    Diante de tal cenário, a SOS SERRA – em parceria com a ong Humus – vai disponibilizar seis treinamentos presenciais gratuitos chamados “Agente Capaz SOS Serra 2023”. O  treinamento vai acontecer no galpão da associação, no Quitandinha, e as primeiras duas aulas acontecerão nos dias 15 e 16 de fevereiro, com apoio institucional da Defesa Civil do município. A ideia é ampliar o número de treinamentos se houver demanda por mais meses de treinamento. 

    “Nós estamos desenvolvendo uma série de ações para ajudar Petrópolis, desde nossa criação durante a pandemia. Depois das chuvas do verão passado, nós intensificamos muito o nosso trabalho, com uma grande ajuda de doações de pessoas físicas e empresas. Preparar melhor as pessoas para enfrentarem as chuvas de verão é uma de nossas metas. Em dezembro, nós fizemos uma ponte entre a Defesa Civil e a Humus e ajudamos (também financeiramente) a viabilizar um encontro no qual houve uma capacitação de pessoas e onde doamos 1.000 réguas de pluviômetros caseiros, um medidor para ser colocado dentro de um recipiente para coletar a chuva e saber a quantidade de água que está caindo em determinado período”, diz Gisela Simas, fundadora da SOS SERRA. 

    “Agora com esses treinamentos mensais vamos intensificar esse trabalho” acrescenta. 

    O treinamento “Agente Capaz SOS Serra” será distribuído em 3 meses (fevereiro, março e abril). Por mês, serão dadas duas aulas de 8 horas cada, para até 30 pessoas por dia, totalizando uma capacitação em “Prevenção e Resgate” para até 60 participantes por mês.  

    “Nossa missão é capacitar agentes locais – moradores e comerciantes, principalmente de áreas de risco, líderes comunitários e pessoas ligadas aos NUDECs (núcleos da Defesa Civil). Isso porque os agentes locais são os primeiros a chegar em uma ocorrência e podem ajudar com ações preventivas e de socorro inicial, além de prestar apoio em situações de emergência às instituições competentes e aos profissionais especializados”, diz Léo Farah, cofundador da Humus. 

    Treinamento da Humus + SOS SERRA 

    O treinamento da Humus em parceria com o SOS SERRA, tem como objetivo preparar a população para entender o conceito de desastres e mudanças climáticas; como  ocorrem as enchentes, inundações e deslizamentos; a segurança do local; como  construir um pluviômetro caseiro para monitoramento das chuvas, as possíveis rotas  de fuga; tratamentos básicos de primeiros socorros; como sair de veículos em  enchentes; como utilizar saco de arremesso para o resgate em enchentes e a retirada  de vítimas de escombros: (a retirada em locais de maior risco deve ser feita pela Defesa Civil e Bombeiros). 

    Os interessados devem entrar em contato com a SOS SERRA pelo telefone (24)  99303-8885. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e são sujeitas ao  número de vagas oferecidas. 

    Vale destacar que o treinamento não substitui a atuação das instituições responsáveis, como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. 

    O que é a Humus?  

    A Humus é uma organização não governamental, com sede em Belo Horizonte, que atua em resposta emergencial a desastres, ensinando noções básicas que podem ajudar a salvar vidas em eventos naturais extremos. A ong foi cofundada por Leo Farah, capitão licenciado do Corpo de Bombeiros Militares MG com experiência internacional no comando de operações de busca e salvamento. Leo é mestre em Engenharia  Geotécnica, tem especialização em gestão de desastres no Brasil, Chile, Japão pela ONU e em Redução de riscos pela UNESCO. 

    A SOS SERRA 

    A SOS SERRA é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2021, que vem  trabalhando intensamente para ajudar as vítimas das chuvas em Petrópolis e melhorar a qualidade de vida de quem mora na cidade, principalmente em comunidades de maior vulnerabilidade social.  

    Mais informações sobre a SOS Serra no site: www.sosserra.org.

    Últimas