Parceria entre Defesa Civil e Samu levará curso de primeiros socorros às comunidades da cidade

23/nov 12:12
Por Redação/Tribuna de Petrópolis

Parceria entre a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias e da Secretaria de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), vai levar noções básicas de primeiros socorros às comunidades da cidade. A iniciativa visa capacitar os integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDEC) para prestar o primeiro atendimento em situações de emergência e oferecer um suporte básico até a chegada do socorro nos locais. Com o curso Guardiões da Comunidade, a Defesa Civil pretende preparar ainda mais os moradores de cada região para situações de crise, principalmente em caso de ocorrências causadas pelas fortes chuvas.

O curso vai oferecer orientações sobre os conceitos e etapas básicas de primeiros socorros; dará noções sobre tipos de ferimentos; como agir em situações de lesões, contusões, fraturas e amputações; como deve ser a conduta em caso de acidentes com choque elétrico; atendimento adequado para o caso de convulsões, acidentes com picadas ou mordidas de animais; transporte adequado de vítima; além de passar informações básicas sobre o que é e como funciona do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

O secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers, reforçou que a ideia inicial do serviço é oferecer mais condições de atuação para as pessoas em dias de chuva forte, mas que a iniciativa oferece preparo para os moradores em situações diversas. “Percebemos que essa é uma instrução que vai além, que pode ajudar os moradores em qualquer situação e é por meio dos NUDECs, que estamos conseguindo levar essa noção de segurança para as comunidades”, pontuou.

A instrução do SAMU é mais um mecanismo para as comunidades que faz parte do preparo para o período de chuvas. Além de restruturação dos NUDEC e dos pontos de apoio para acolhimento da população em dias de chuva, os moradores de cada região estão sendo orientados para atuar de forma preventiva nos dias de maior risco. “É de grande importância que a comunidade saiba como dar um suporte inicial, um primeiro atendimento básico até que o socorro especializado chegue aos locais. Estamos tentando cada vez mais fazer com que os moradores estejam mais preparados e tenham condutas que possam minimizar danos”, destacou a diretora de projetos da Defesa Civil, a Tenente Camila Nunes.

Para os agentes do SAMU essa é uma importante iniciativa que oferece maior preparo dentro das comunidades e pode salvar vidas. “Esse tipo de instruções é de grande relevância para os munícipes, principalmente em uma cidade como a nossa, que constantemente sofre com desastres. Com essa capacitação a população terá conhecimento básico para a manutenção da vida até a chegada do socorro qualificado”, destacou o coordenador de enfermagem do SAMU, Joelson da Silva Gomes.

O curso Guardiões da Comunidade será oferecido por meio dos NUDEC, que atualmente fazem interação direta entre a Defesa Civil e as comunidades. Através dos voluntários, integrantes dos NUDEC, a Defesa Civil tem alcançado contato direto com as lideranças locais e fortalecido mecanismos de segurança nas regiões.

Últimas