• Paraíba do Sul registra aumento no número de estudantes matriculados na Rede Municipal de Ensino em relação a 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/10/2021 10:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul apresentou os dados referentes ao quantitativo de estudantes matriculados na rede municipal de ensino. Em 2020, a rede municipal encerrou o ano letivo com 5.918 estudantes matriculados nas 29 unidades escolares. Já em 2021, até o mês de outubro, estão matriculados 6.320 estudantes, um aumento de 402 alunos.

    Um dos fatores que contribui para impedir a redução do número de estudantes matriculados nas escolas e creches municipais da cidade em 2021 é a adesão da Secretaria Municipal de Educação à estratégia 2021 do Busca Ativa Escolar.

    A estratégia do Busca Ativa é elaborada pelo UNICEF, Undime e parceiros para apoiar estados e municípios na prevenção da exclusão e do abandono escolares, garantindo os direitos de crianças, adolescentes, jovens e adultos a terem o vínculo com a escola.

    Em Paraíba do Sul, o trabalho da Busca Ativa Escolar é realizado através da visita domiciliar, contato telefônico ou redes sociais, para que sejam verificados os motivos que levaram o estudante a não estar matriculado na rede municipal ou particular do município.

    Até o momento foram contatados 131 alunos que não estavam fazendo contato com a escola.

    O trabalho em Paraíba do Sul também visa garantir que todos os estudantes matriculados recebam e façam a devolução do Caderno de Atividades Pedagógicas impresso e distribuído a todos os alunos da rede pública. O caderno é o principal material didático do ensino remoto durante a pandemia.

    Em relação à busca por estudantes que não devolveram ou receberam o material didático, foram contatados 149 alunos através de visita domiciliar feita pela direção escolar, em parceria com a equipe da Secretaria de Educação e transporte escolar.

    Desta forma, o trabalho do Busca Ativa Escolar no município totalizou o contato com os pais ou responsáveis de 280 estudantes.

    Outro fator importante para o aumento de matrículas na rede municipal são as chamadas mensais da primeira matrícula para creche e pré-escola, que desde o início de 2021 garantiu mais de 200 novas vagas na rede municipal de ensino.

    Últimas