• Parabéns Cinara Jorge

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/09/2023 08:00
    Por Fernando Costa

    O dia dois de setembro deste mês, Três Rios vestiu-se de luz e intenso brilho em reverência a sua ilustre filha escritora, historiadora, comunicadora e pesquisadora Cinara Jorge (Nascida em 01.09.1953, tendo recebido na Pia Batismal o cognome Cinara Maria Bastos Jorge).

    Cinara Jorge, aniversariante do último dia 2.

    É minha afilhada ante a eleição de seu generoso coração, ornado em virtudes, evidente, compareci eu e Célio Barbosa quando nos unimos aos incontáveis abraços especiais ao ensejo da memorável efeméride.

    Em prenúncio à primavera a chegar; luzes e flores em várias nuanças enfeitaram nossos olhos.

    Revivemos amigos queridos.

    O salão de festas do Edifício Vale do Paraíba, situado na cobertura do prédio, reuniu seus parentes e amigos próximos a brindar os 70 anos da ilustre trirriense querida na Imperial Cidade onde exerceu as funções de serventuária do Tribunal Regional do Trabalho, na justiça local e aqui fincou sólidas raízes em benquerer e reconhecimento.

    Atualmente aposentada dessas funções, prossegue seu apostolado através da publicação de obras, conferências, debates e entrevistas.

    É Técnica em Contabilidade formada pelo Colégio Entre Rios, dentre outros.

    Trabalhou desde muito jovem nas empresas familiares, abrangiam a comunicação radiofônica de Três Rios.

    Na Rádio Três Rios exerceu diversas funções, desde auxiliar de escritório à direção e apresentação de programas.

    É pesquisadora histórica de Três Rios e região e também genealogista.  

    De sua lavra são os livros: Pioneiros dos Três Rios, A Condessa do Rio Novo e sua Gente – Sementes de Cedro – Revendo a História, Pelos Caminhos da Estrada Real, Vol. I e o último, Revendo a História, A Cidade dos Três Rios, vol. II.

    No prelo já se encontra o Volume III do Revendo a História, complementando a trilogia.

    Cinara é membro do Instituto Histórico de Petrópolis, da Academia Petropolitana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e do Colégio Brasileiro de Genealogia.

    A recepção foi elegantemente organizada pelo Buffet Gizarte, do amigo Giovanni Zacaron e a música de delicado volume ficou a cargo de Pablo e Alex.

    Presentes os filhos de Cinara, Roberta, fisioterapeuta especializada em pós cirurgia, e Ciro, advogado, recém nomeado para o TRT de Mato Grosso, seus irmãos, Edson Elias, Celeste, Leonor e Ceres, todos felizes acompanhados dos filhos, genros, noras e netos, os queridos, Dra. Vera Lúcia Barbosa Domingues, procuradora aposentada da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Três Rios, Pastor João Carlos de Souza, reformado pela FAB e família, Comandante Carlos Cunha do Corpo de Bombeiros e esposa Dra. Helena França, Dr Carlos Henrique Souza, advogado e procurador da Prefeitura de Santana do Deserto e esposa, Dra. Taís Souza, fisioterapeuta, Sra. Inês Avelino, Sra. Cláudia Tavares, contadora e filha a arquiteta Carla Tavares e Regina Cascão, teóloga e professora aposentada.

    Muitos e muitos amigos levaram seu abraço à aniversariante.

    Incontáveis as manifestações de carinho através de flores, lembranças, e-mails e telefonemas à Cinara, em reconhecimento a sua  amizade, obras realizadas, elas a consagraram um dos principais nomes da cultura de nossa terra de acústica nacional, por isso, digna de todos os encômios e homenagens.

    Últimas