• Para treinador, tênis é bom para todas as idades

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/08/2019 18:44

    Esporte que revelou talentos incríveis a nível internacional, como Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten, o tênis é praticado em Petrópolis desde o início do século passado. Para alguns, a Cidade Imperial teria sido um dos primeiros locais no Brasil a se disputar partidas da modalidade. O esporte, de acordo com um dos mais conceituados treinadores locais, pode ser praticado por qualquer idade.

    De acordo com o técnico Roberto Édler, o Betinho, uma criança a partir dos quatro anos já pode experimentar o gostinho de usar a raquete em um jogo. Todavia, destacou que até os 10 anos a prática do desporto é puramente lúdica, sem a exigência de vencer uma partida. Ela aprende os aspectos da regra e treina com bolas diferentes em relação aos adultos.

    Os treinos com a garotada são muito diferentes daqueles que já ganham uma certa maturidade. Isto porque o aspecto recreativo, de acordo com Betinho, facilita a criança aprender a gostar de jogar a modalidade. “Nós chamados esse período, sobretudo entre os quatro e cinco anos, de Play Stay, que é jogar ´brincando´, sem a necessidade de apurar a técnica ou tática. É tomar gosto pelo jogo”, explicou ele.

    Outro ponto importante ressaltado pelo renomado técnico é que, após os nove anos ou 10, o jogador entra em um novo estágio de desenvolvimento esportivo. É exatamente nessa faixa etária que começam os desafios que marcam a vida do jovem: a presença em campeonatos. É justamente ai que Betinho Édler vê um momento importante para se trabalhar diferentes aspectos que vão ditar o rumo do atleta no futuro. Betinho Édler mostra que sua preocupação não é apenas com a base. Ele possui alunos de até 80 anos.

    Últimas