• Para presidente do BC, inflação alta tende a ser temporária

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/08/2021 11:43
    Por Thaís Barcellos, Lorenna Rodrigues e Camila Turtelli / Estadão

    O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, citou novamente nesta sexta-feira (27), que há enorme alta de inflação no mundo inteiro, mas que tende a ser temporária. Participante de seminário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e da Esfera, ele mencionou que a pandemia alterou o padrão de consumo, com substituição de serviços por bens, mas que, com a reabertura das economias, isso deve se normalizar, com arrefecimento da inflação de bens.

    Campos Neto voltou a mencionar que há gargalos na oferta de bens, mas que não é homogêneo entre os setores.

    Também repetiu que há mudança estrutural com a agenda de economia verde, que demanda mais commodities metálicas. “Para atingir crescimento mais verde, em parte preciso ser marrom.”

    Afirmou que as commodities seguem em patamares altos, mas que a autarquia vê “certa acomodação” nesses preços.

    Percepção ‘nublada’

    O presidente do Banco Central afirmou que a percepção sobre a economia brasileira está “nublada” pelo ruído do dia a dia. “Há diferença entre percepção e realidade”, disse, no seminário no qual também está presente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

    No início de sua apresentação, Campos Neto citou uma conversa recente com um organismo internacional em que foi comentado que o Brasil está “parado”.

    O presidente do BC disse que então questionou o interlocutor sobre qual país teria feito reformas estruturantes na pandemia, como o Brasil.

    Campos Neto também disse que ficou empolgado com discurso de Lira, com “mensagem forte de fiscal.”

    Crise hídrica

    O presidente do Banco Central reconheceu que as notícias em relação à crise hídrica são preocupantes para a inflação. “O IPCA está rodando bastante alto na ponta. Tem notícias na parte hídrica que precisamos enfrentar. É a maior crise em 60, 70, 80 anos, que influencia e preocupa na parte de inflação”, disse.

    Campos Neto ainda repetiu que o BC tem preocupação com a inflação de serviços, que começa a subir. O presidente do BC mencionou que a confiança dos agentes está acima de níveis pré-pandemia, com exceção da relativa ao consumidor e que o emprego informal tende a voltar com reabertura de economia e serviços.

    Últimas