• Para aquecer no frio: Nutricionista destaca 5 receitas de caldos e sopas saudáveis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/07/2021 11:04
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Chegou mais uma frente fria na cidade. E, quando está frio, poucas coisas são tão gostosas quanto comer algo bem quentinho e ficar embaixo das cobertas, não é verdade? As baixas temperaturas até parecem um convite para um saboroso caldinho ou uma sopinha especial. No entanto, o sininho de alerta sobre a necessidade de manter a saúde em dia, logo toca. Pensando nisso, a nutricionista Brigitte Olichon, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), separou cinco receitas de caldos e sopas saudáveis e deliciosas para que você possa preparar no seu lar. Confira:

    Sopa de tomates frescos com manjericão:

    • Ingredientes: 300g de tomates frescos; 1 cenoura média; 1/2 alho-poró; 1 dente de alho; 1 ramo de tomilho; 1 ramo de cebolinha; 1/2 folha de louro; sal, pimenta, azeite; manjericão fresco.
    • Modo de fazer: retirar a pele e as sementes do tomate, picar os tomates, a cenoura, o alho-poró, a cebolinha e o alho. Refogar os legumes picados com azeite, juntar o tomilho e o louro. Acrescentar 1,5 litros de água e cozinhar, em fogo médio, na panela destampada, por 20 minutos. Retirar o tomilho e o louro e bater tudo no liquidificador. Acrescentar o manjericão e servir.

    Sopa de batata-doce

    • Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 2 colheres (chá) de gengibre ralado; 450g de batata-doce em pedaços pequenos; 1 pimentão vermelho, sem sementes, picado; 1 lata de tomate pelado; 1 colher (chá) de cominho em pó; 1 colher (chá) de sementes de coentro em pó; 1 litro de água quente; sal e pimenta.
    • Modo de fazer: refogar a cebola no azeite, juntar o alho e o gengibre. Adicionar a batata-doce, pimentão, tomate e especiarias. Acrescentar a água e deixar cozinhar por cerca de 15 minutos, até a batata-doce ficar macia. Bater tudo no liquidificador e temperar.

    Sopa de abóbora com maçã

    • Ingredientes: 4 colheres de manteiga sem sal; 1 cebola picada; 200g de abóbora em cubos; 2 maçãs verdes em cubos; 150 ml de água quente; 1,2 litros de água fria; 30g de sementes de abóbora torradas; sal e pimenta.
    • Modo de fazer: Fritar a cebola na manteiga, até ficar macia, mas sem dourar. Acrescentar a abóbora e a maçã, misturar bem. Acrescentar a água quente, tampar e deixar cozinhar por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando, até ficarem macios. Se precisar, acrescentar mais água. Juntar o restante da água e bater no liquidificador. Temperar com sal e pimenta e decorar com as sementes.

    Sopa de cebola e amêndoas

    • Ingredientes: 1 cebola em fatias finas; 4 cebolas em cubos; 100 g de amêndoas sem casca; 750 ml de água quente; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 colher (chá) de açúcar mascavo; 2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico; 120 ml de creme de leite; sal e pimenta
    • Modo de fazer: Polvilhar a cebola fatiada com sal e reservar por cerca de duas horas. Espremer bem o líquido formado e secar em papel-toalha. Fritar em óleo quente por 1 a 2 minutos, até dourar. Reservar. Deixar as amêndoas de molho em água filtrada por 15 minutos e bater no liquidificador até formar uma pasta. Reservar. Refogar a cebola em cubos no azeite e tampar a panela até dourar. Acrescentar o açúcar, mexer bem, adicionar o vinagre e cozinhar até ficar grudento. Adicionar a água e a pasta de amêndoas. Bater no liquidificador. Voltar à panela, acrescentar o creme de leite e temperar. Decorar com a cebola frita.

    Caldo de legumes (que pode ser servido como sopa ou como base para sopas ou mesmo como tempero)

    • Ingredientes: 1 alho-poró em fatias finas; 1 cenoura grande em fatias finas; 2 talos de salsão em fatias finas; 1 cebola picada; 1 batata picada; 1 tomate picado; 3 ramos de salsa; 2 folhas de louro; 4 ramos de tomilho; pimenta em grãos; 1,5 litros de água; cravo e canela.
    • Modo de fazer: colocar todos os ingredientes na panela, tampar e deixar cozinhar em fogo baixo por 45 minutos. Coar o caldo, pressionando os ingredientes para retirar todo o sabor. Esfriar bem. Pode congelar. Se quiser fazer caldo de carne, acrescentar ossos ou aparas de carne ao caldo no momento do cozimento. O mesmo pode ser feito com frango ou peixe.

    Últimas