• Papo de Pescador

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 18/12/2017 15:15

    Veja mais no blog Papo de Pescador


    Bom dia aos pescadores de plantão.

    Uma modalidade recente na região serrana é a pesca dos famosos bocudos: os  Tucunarés.

    A região serrana e sul fluminense, possui alguns pontos para pesca de tucunaré, com algumas represas e rios também.

    Mas vamos focar nosso assunto na represa de furnas, mais perto de Petrópolis. Temos uma represa linda, de aproximadamente 30 km de extensão, que gera energia para mais de 800.000 habitantes e se localiza na divisa dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro represando o rio Paraíba do Sul.

    Além de gerar energia e empregos, estas águas tem abundância de várias espécies de peixes, dentre elas o tucunaré, que por preferir águas com menor correnteza, foi beneficiado pela construção da barragem, se adaptando melhor ao ambiente criado, dando início na região aos primeiros passos da pesca esportiva.

    O crescimento da pesca esportiva gera muitos benefícios ambientais e econômicos para todas as regiões em torno. Além de voltar os olhos para proteção e melhoria do ambiente, gera muitos empregos diretos e indiretos. Temos por exemplo, lojas especializadas em pesca em Petrópolis (Pescaria dos Amigos) e em Três Rios (Tropical Pesca) com todo material e acessórios para pesca, além de pessoas capacitadas para dar dicas e informações sobre a pesca no local. 

    Apesar de já estarem ali há muitos anos, o tucunaré não é uma espécie nativa. O Tucunaré foi introduzido na região, assim como em toda a Bacia do Paraíba do Sul. Acreditamos que alguns exemplares fugiram de lagos particulares e ao longo do tempo foram se adaptando e se reproduzindo.  

    Até hoje não foram encontrados exemplares de grande porte na represa, porém já existem vários grupos de pescadores frequentadores da represa que buscam a pesca deste peixe super esportivo.

    Isso está atraindo pescadores de outras regiões, que estão começando a “descobrir” a represa, que além de linda é bastante piscosa. Este fato está também divulgando o turismo de pesca e transformando a vida de muitos pescadores que estão mergulhando de cabeça no mundo das iscas artificiais e da pesca esportiva. 

    Mesmo com toda a depredação e descaso que acontece há anos, a cultura e os conceitos estão mudando, e apesar de ser apenas um pequeno passo, a defesa do meio ambiente e da pesca esportiva começam a tomar um norte em nossa região.

    E não esqueçam, pratique o pesque e solte sempre!

     Afonso – Pescaria dos Amigos 

    Veja mais no blog Papo de Pescador

    Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Jornal Tribuna de Petrópolis.


    Últimas