• Papelarias devem registrar aumento de 10% nas vendas este ano

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/jan 10:26
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Desde os primeiros dias de janeiro, as papelarias da cidade têm recebido um grande fluxo de estudantes e seus pais em busca dos materiais necessários para o ano letivo. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15  (IPCA-15), publicado em dezembro de 2023, os produtos de papelaria sofreram alta nacional de 8,17%, mas há previsão de cerca de 10% nas vendas em relação ao ano passado.

    A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrópolis observa com otimismo esse aumento nas atividades comerciais, sinalizando um impulso econômico bem-vindo para a cidade, ao mesmo tempo em que indica aos consumidores equilíbrio nas compras e boas escolhas, mantendo o orçamento no azul e crédito para todo o ano.

    O presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad, destaca a importância do movimento nas papelarias para o comércio local. “A volta às aulas é um momento satisfatório para o comércio da cidade. Além de impulsionar a economia, as compras de material escolar também fortalecem os laços entre a comunidade e o comércio local, promovendo o desenvolvimento sustentável da região”, afirma, lembrando ainda compras de uniformes e de outros ‘acessórios’ para os estudantes. “Uma boa hora para trocar celular, notebook e outras ferramentas tecnológicas”.

    Atenção

    O consumidor, no entanto, deve estar atento a promoções e fazer compras sem impulso ou por insistência dos filhos. “É preciso ter equilíbrio neste início de ano quando há compromissos de impostos e taxas, muitas com reajustes. O orçamento familiar precisa ser preservado”, indica Cláudio Mohammad.

    A CDL Petrópolis, de acordo com o empresário, incentiva a comunidade a “realizar suas compras de forma consciente, contribuindo para o crescimento econômico e fortalecimento do comércio local, mas também em novos tempos e visão de negócios, quer garantir um consumidor satisfeito e com as contas em dia”, completa.

    Últimas