Após cinco horas, Facebook e Instagram voltam a operar, mas com instabilidade
E as redes sociais pararam hoje por volta das 13h40. Ficaram fora do ar Whatsapp, Instagram e Facebook. Permaneceu ainda de ‘pé’ o Twitter, por onde os internautas relatam a queda no sistema em todo o Brasil e que atinge países como Estados Unidos e Portugal. Usuários de Petrópolis nestas redes, incluindo o Messenger, reclamaram dos sistemas fora do ar tanto em computadores quanto em celulares. O Facebook e o Instagram “ensaiaram” voltar ao ar por volta de 18h50. Mas o acesso continua lento e os usuários não conseguem fazer publicações.
Outras redes como o Telegram também passaram a registrar instabilidade por causa do volume alto de procura por meios alternativos às redes operadas pelo Facebook. Estas redes também deixaram de operar para vários usuários.
E o Brasil acabou vivendo um outro caos: nas operadoras de telefonia celular. Com redes desativadas o jeito foi se comunicar por ligação telefônica, mas as operadoras também não estavam preparadas para um ‘boom’ de chamadas em tão pouco tempo.
Petrópolis, que está em estágio de atenção com previsão, pela Defesa Civil, de chuvas fortes nas próximas horas, está sem o sistema de alerta via WhatsApp. Um recurso paralelo é o uso do SMS, o ‘torpedo’, emitido pela Defesa Civil Nacional. Os usuários interessados em receber os avisos por SMS devem enviar uma mensagem do telefone celular para o número 40199 da Defesa Civil informando seu CEP.
Ainda não há previsão de restabelecimento das redes sociais. Mais cedo o Facebook emitiu um comunicado confirmando a instabilidade do sistema e dizendo “estar trabalhando para que tudo volte ao normal o quanto antes”.